Database

Creator

Thumbnail

Search results

594 records were found.

Searching on external databases...
loading
O instrumento servia para exemplificar a pressão dos líquidos nas aulas de Física. É constítuido por uma base em ferro pintado de forma triangular truncada, onde está inserida uma torneira para a admissão de líquidos. Da base eleva-se um eixo tubolar vertical, no topo do qual está inserida uma estrutura circular oca em cobre, onde estão montados o mecanismo de leitura e ponteiro;o mostrador é em plástico transparente graduado de 0 a 700 e de 0 a 5.
O instrumento servia para exemplificação nas aulas de Física e destinava-se a registar a direcção, velocidade e força do vento. O aparelho compunha-se de duas partes: uma parte aérea (a existente na escola) sobre a qual se exerciam as influências atmosféricas e o aparelho registador (que não possuímos). A parte superior compreende o anemómetro propriamente dito, o cata-vento, indicando a velocidade e a variação da velocidade do vento, com a ajuda de duas agulhas indica a direcção do vento, e enfim, a palheta móvel situada sobre o cata-vento indica a variação da intensidade do vento por segundo.
Estatueta em madeira pintada representando Alua e Pica-pau - Quibala. O Pica-pau é vermelho na cabeça com corpo castanho e o Alua é vermelho no bico e cauda e o corpo é preto. Assentam numa base de madeira com dois apoios metálicos que oscilam.
Estatueta em madeira que pela pintura e vestuário representa um homem. A cabeça encontra-se muito danificada assim como os pés. O casaco está pintado de escuro, as calças de castanho claro e os sapatos de preto.
Painel comemorativo feito em gesso pintado emitando o bronze. Representa um pastor, em alto relevo. Usa vestido pelo joelho com capuz. Tem cinto onde se suspende um bornal e uma cabaça. Apoia-se num cajado com ambas as mãos. Calça botas até ao joelho. À esquerda aos pés, vê-se uma ovelha deitada e à direita um cesto com frutos. No canto inferior direito, há uma inscrição ilegível. O fundo é irregular e texturado.
Grupo vasto de pinguins. Sem indicação de origem, autor ou editor.
Quadro parietal, muito usado nas aulas de Ciências Naturais, representando a fauna característivas das montanhas no seu habitat natural. Sem indicação de origem, autor ou editor.
Urubu e Mandril no seu ambiente natural. Sem indicação de origem, autor ou editor.
Fauna característica de Bornéu. Sem indicação de origem, autor ou editor.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00