Database

Creator

Thumbnail

Search results

647 records were found.

Searching on external databases...
loading
O quadro represento o bolor em catorze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, encontra-se um pormenor muito ampliado das hifas ramificadas e emaranhadas que formam o micélio. Ao centro, muito aumentado, vê-se um pormenor do esporângio; à direita, estão pormenores do esporângio. À esquerda, por baixo, está ilustrado o processo de divisão celular; ao centro e à direita, aspectos muito ampliados da conjunção da reprodução e zigoto com suspensores. O nome dos autores, assim como a casa editora e o local de fabrico não estão visíveis neste quadro, embora faça, indubitavelmente, parte da colecção.
O quadro representa planta desconhecida ( ...... dos trigos?), em doze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica.À esquerda, a toda a altira do quadro, estão representadas duas imagens da planta : raíz, caule e folhas e, na outra imagem, folhas , flor em botão e flor aberta.Em cima, ao centro e à direita, vêem-se 5 imagens da semente em várias fases de germinação. Por baixo, na zona central, vê-se um corte longitudinal do ovário e um corte longitudibal de uma pétala com estame; ao lado, três pormenores dos estames. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) ; no canto inferior direito, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro representa a «alga castanha», em onze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. À esquerda, a toda a altura do quadro, está representado um aspecto da alga completa, com os cloroplastídios em forma de fita e os capúsculos brilhantes chamados pirenóides; à direita, ocupando o resto da superfície do quadro, vistas muito ampliadas de tecidos celulares e do sistema reprodutivo No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e, mais à direita, o respectivo logótipo (três iniciais enlaçadas); no canto inferior direito, estão impressos o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro representa o «Amor perfeito», em onze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, está representada uma flor, em baixo, vê-se um corte transversal de um ovário, e no canto inferior, vê-se um pormenor do cálice. Ao centro, ocupando toda a altura do quadro está representada a plantacom caule, folhas, flores em botão e aberta. À direita, em cima, está a flor em corte para se ver o óvulo e o pristilo; no canto inferior direito estão representadas seis imagens muito ampliadas do sistema reprodutivo. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) encontra-se à direita; no canto inferior direito, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro representa a «campainha» , em treze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, está representada uma flor aberta com abelha; ao centro, corte tranversal da flor; à direita, ocupando toda a altura do quadro, planta completa, mostrando raíz, caule, folhas e flor; à esquerda, e ao centro, corte longitudinal da flor e vários aspectos da cápsula e das sementes, algumas em corte; em baixo, à esquerda e ao centro, aspectos de corte de tecido muito ampliado e corte transversal do bolbo. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e , ao centro, o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) ; no canto inferior direito, estão impressos o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro representa a planta chamada «candeias», em treze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, está representada, a toda a altura do quadro, a planta completa com raíz, caule, folhas e flores. À direita, em cima, estão três imagens da flor (de perfil, em corte longitudinal e de frente).Por baixo, sete pormenores, muito ampliados, do aparelho reprodutivo e do caule, em cortes longitudinais e transversais No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) ; no canto inferior direito, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro representa o «Cardamomo» em dez imagens coloridas, sore fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, está representada uma vage aberta, deixando ver as sementes e três pormenores das sementes (uma inteira e duas em corte transversal); ao centro, ocupando todo o quadro, vê-se a planta completa, com raíz, caule, folhas e flores, em duas imagens; à direita, em cima, uma pétala; ao centro, por baixo, pormenor de estames e pistilos; ao fundo, à direita, pormenor da planta em crescimento. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) ; no canto inferior direito, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro representa a «Cerejeira», em doze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, está representada uma flor com estames ; ao centro, está um ramo com folhas e flores; à direita, vêm-se dois pormenores dos órgãos reprodutores; por baixo, à esquerda, vê-se o fruto a começar a desenvolver-se; ao centro, estão representados um pé de cereja e um corte longitudinal da semente; à direita, Vê-se a flor da cerejeira aberta; em baixo, à esquerda, estão dois aspectos de folhas com insectos ; ao centro, dois insectos nocivos para a cerejeira; à direita, encontra-se um corte de tecido visto ao microscópio e cereja , em corte longitudinal, deixando ver o caroço e uma larva. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e, mais ao centro, o respectivo logotipo ...
O quadro representa a «cravagem do centeio», em dez imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. À esquerda,ocupando toda a altura do quadro, está representada uma espiga de centeio com os grãos e parasitas. Ao centro, vêem-se cortes longitudinais das estruturas reprodutoras, e um grão de centeio com os esporângios da cravagem em crescimento. À direita, vê-se a germinação dos esporos. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores; mais à direita, o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) ; no canto inferior direito, estão impressos o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro representa a planta chamada «cavalinha», em dez imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. À esquerda, ocupando toda a altura do quadro, está representada a planta com raíz, caule, inflorescência e a folhas em várias fases de desnvolvimento. Ao centro está representado uma secção do caule em corte transversal e ao lado a semente muito ampliada. À direita, vêem-se pormenores muito aumentados do desenvolvimento da planta em fase embrionária. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores; no canto inferior direito, estão impressos o nome da casa editora e o local de fabrico.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00