Database

Creator

Thumbnail

Search results

8,797 records were found.

Searching on external databases...
loading
O quadro parietal servia para ilustrar as matérias de física, especificamente a radioactividade espontânea. Apresenta as legendas impressas a preto sobre um fundo creme, em Francês. Ao centro, é representado o sistema de radioactividade espontânea, a branco e vermelho, sobre fundo preto. No canto inferior direito, é identificada a casa editora (Dr.te Neues and Company), tendo igualmente um carimbo com a identificação do distribuidor em Portugal (Tecnodidáctica), no canto inferior esquerdo.
O quadro, de grandes dimensões, apresenta a radioactividade espontânea em quatro conjuntos de imagens coloridas, sobre fundo negro. Servia para exemplificação nas aulas de Física.Na parte superior do quadro, ao centro, encontra-se o título - Radioactivité spontanée - e lintrodução científica disposta em três colunas. Uma coluna refere-se às partículas alfa (cor vermelha); a segunda coluna refere-se às partículas beta (cor azul) e a terceira refere-se aos raios gama ( rasto ondulado preto). À esquerda do quadro, ocupando toda a altura e continuando para a parte inferior central e direita do quadro, encontra-se um esquema que representa as partículas alfa e a família radioactiva do rádio (nº1); em cima, à direita, um quadro apresenta três ilustrações: com o nº2 - traços nebulosos iluminados depois do choque das paríiculas alfa e átomos d...
O quadro, de grandes dimensões, apresenta a transmutação provocada em cinco imagens coloridas, sobre fundo ocre. Servia para exemplificação nas aulas de Física. Na parte superior do quadro, ao centro, encontra-se o título - Réacteurs nucléaires et piles atomiques - e uma introdução científica. À esquerda, em cima, encontra-se a ilustração de uma pilha atómica com permutador térmico - reactor térmico heterogénio ; ao lado, está representada uma pilha atómica sem permutador térmico; por baixo, à esquerda e à direita, encontram-se dois reactores de pesquisa ; ao fundo, está representada uma vista de conjunto de um centro atómico. À esquerda, ao fundo, encontra-se impressa a seguinte inscrição: «Tableaux pour l'enseignement sur les atomes nº5».
O instrumento servia para as aulas de Física e Química. A mesa é constítuida por um suporte quadrangular em madeira com duas réguas aparafusados na parte inferior que servem de suporte a 4 pés em loiça.
O instrumento servia para demonstração do motor de explosão nas aulas de física. Está montado numa base de madeira, donde se eleva um corpo metálico formado por uma superfície esférica na base que se prolonga por um semi cilindro. Da parte central deste, sai , para a es querda, um tubo de admissão e a bateria. Na parte esférica é visível um êmbolo com eixo excêntrico e uma alavanca para a transmissão de movimento.
O instrumento servia para demonstração do motor de explosão nas aulas de física. Está montado numa base de baquelite, donde se eleva um corpo metálico formado por uma superfície circular na base que se prolonga por um semi cilindro. Da parte central deste, sai , para a es querda, um tubo de admissão e para a direita um tubo idêntico de expulsão de gases, ligados a uma engrenagem que acciona os êmbolos. Na parte esférica, é visível uma alavanca com eixo excêntrico para a transmissão de movimento.Na parte anterior da peça, junto da base, vê-se uma manivela circular que ao ser accionada faz rodar duas rodas dentadas em plástico, fazendo a demonstração do movimento. A marca do fabricante encontra-se gravada na parte posterior da moldura da base. A entidade importadora é a «Tecnodidáctica».
O instrumento servia para demonstração do motor de explosão nas aulas de física. Está montado numa base de baquelite, donde se eleva um corpo metálico formado por uma superfície circular na base que se prolonga por um semi cilindro. Da parte central deste, sai , para a es querda, um tubo de admissão e a bateria e para a direita um tubo idêntico de expulsão de gases, ligados a uma engrenagem que acciona o êmbolo. Na parte esférica é visível uma alavanca com eixo excêntrico para a transmissão de movimento. A marca do fabricante encontra-se gravada na parte posterior da moldura da base. Não existe número de inventário anterior.
O acessório servia de apoio visual nas aulas de Física. É constítuido por duas caixas paralelipipédica com duas superfícies espelhadas em ângulo recto, no vértice do qual está um cartão perfurado com uma estrela pentagonal.
Película cinematográfica de 16 mm apresentada numa caixa metálica intitulada "Fabricação do aço português" e com 120 metros de comprimento.
Película cinematográfica de 16 mm, em caixa metálica, que se encontra à guarda do Gabinete de Física e que apresenta material de Física. A película intitula-se "Mouvements vibratoires" e é apresentada numa bobine de 120 metros.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00