Database

Creator

Thumbnail

Search results

4,662 records were found.

Searching on external databases...
loading
O diapositivo era destinado a visualização colectiva nas aulas de Geografia. É constituído por duas finas placas de vidro transparente, unidas por papel adesivo preto, estando numa delas gravada a imagem do Cirque des Rouquettes, em Montpellier-le-Vieux, Aveyron, França. Pertence à colecção «Ruissellement».
O diapositivo era destinado a visualização colectiva nas aulas de Geografia. É constituído por duas finas placas de vidro transparente, unidas por papel adesivo preto, estando numa delas gravada uma imagem de uma praia de areia, com algumas construções em madeira, com rodas e mal assentes no solo, devido à movimentação das areias. Ao fundo, vêem-se dunas e algumas construções de alvenaria. Pertence, possivelmente, à colecção «Dépôts littoraux, plages».
Esfera armilar utilizada com fins pedagógicos nas aulas de Geografia. A esfera armilar é um instrumento de Astronomia, utilizado sobretudo na navegação, que representa a esfera celeste segundo a concepção ptolomaica. O presente modelo apresenta o equador, dois paralelos, um meridiano e a elíptica. No centro enontra-se uma rosa dos ventos apoiada num suporte fixo. A esfera armilar adquire um significado especial para Portugal pois é desde D. Manuel I (1469-1521) um símbolo nacional.
Ao longo da barra superior do quadro parietal, podemos observar o título "Astronomia - fases da Lua" em cinco idiomas diferentes. Em fundo azul escuro observa-se, em cima, à esquerda, a Lua em fase Crescente, dois dias depois da Lua Nova; em baixo, à esquerda: a Meia Lua, sete dias depois da Lua Nova; ao centro, observa-se a Terra à volta da qual gira a Lua verificando-se, da direita para a esquerda: a Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quaro Minguante; por fim, à direita, estão representadas a Terra e a Lua em grandeza relativa (diâmetro da Terra 12 756 kms, diâmetro da Lua 3.476 kms); mais à direita, está representada a distância da Terra à Lua referindo que corresponde a 30 globos terrestres alinhados = 384.403 kms. Na barra inferior, para além da legendagem, pode, no canto inferior esquerdo, ver-se uma referência ao editor "Ed...
Paisagem exuberante. Sem indicação de origem, autor ou editor.
Paisagem exuberante. Sem indicação de origem, autor ou editor.
Paisagem exuberante. Sem indicação de origem, autor e editor.
Paisagem exuberante. Sem indicação de origem, autor ou editor.
Em fundo bege e laranja claro observa-se o mapa de Portugal Continental banhado pelo Oceano Atlântico em verde azulado. Este mapa apresenta a distribuição da propriedade rústica por km2 : desde os prédios com mais de 500 km2 até aos que têm como dimensões de 1 a 5 km2. Também estão sinalizados os limites concelhios . A escala é de 1 : 500 000 . A legenda com a escala da dimensão dos prédios rústicos e dos limites concelhios encontra-se num rectângulo à esquerda. . À direita na vertical existem dois mapas de dimensões mais reduzidas sobre o território continental referentes aos prédios rústicos em 1910 e 1870 . No canto inferior direito encontram-se lado a lado outros dois mapas : o mapa I refere -se às zonas pluviométricas e o mapa II apresenta as regiões cerealíferas ( milho,centeio e trigo ) .
Observa-se o continente sul americano banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico . Em destaque território brasileiro e Estados limitrofes. O Brasil apresenta-se dividido nos diferentes estados. As cores utilizadas são o azul, bege, verde, amarelo, laranja. Em cima, no canto superior direito, um círculo com o título : O Brazil no Globo" ; no canto superior esquerdo observam-se as insígnias do Estado Brasileiro com 6 bandeiras ( 3 de cada lado) onde se lê e a divisa " Ordem e Progresso" 15 de Novembro de 1889
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00