Database

Creator

Thumbnail

Search results

3,314 records were found.

Searching on external databases...
loading
Carta geológica de Portugal, 4.º Edição, ilustrada a cores, sobre fundo bege, destinada ao ensino da Geologia é representada à escala de 1: 500 000 e legenda no lado direito com identificação litológica e coluna cronoestratigráfica.
Carta geológica de Portugal, 4.º Edição, ilustrada a cores, sobre fundo bege, destinada ao ensino da Geologia é representada à escala de 1: 500 000 e legenda no lado direito com identificação litológica e coluna cronoestratigráfica.
Rocha utilizada no Laboratório de Geologia enquanto material de apoio às matérias de Ciências Naturais. Rocha ígnea eruptiva, de granulação fina, afanítica, isto é, os cristais não são vistos à vista desarmada. Esta rocha é constituída principalmente de plagioclásio e piroxénio e, em muitos casos, de olivina. Tem vários minerais acessórios, sendo os óxidos de ferro e titânio os mais frequentes.
O diapositivo era destinado a visualização colectiva nas aulas de Geografia e Geologia . É constituído por duas finas placas de vidro transparente, unidas por papel adesivo preto, estando numa delas gravada a imagem do rio Mossela, na Prússia - Alemanha. Vendo-se o vale e povoações em ambas as margens do rio.
O diapositivo era destinado a visualização colectiva nas aulas de Geografia e Geologia. É constituído por duas finas placas de vidro transparente, unidas por papel adesivo preto, estando numa delas gravada a imagem do rio Fier, a jusante das gargantas, na Alta Sabóia, França. Pertence à colecção «Cours d'eau, creusement des vallées».
O diapositivo era destinado a visualização colectiva nas aulas de Geografia e Geologia . É constituído por duas finas placas de vidro transparente, unidas por papel adesivo preto, estando numa delas gravada a imagem de um oásis em Nefta, na Tunísia. Vê-se em primeiro plano várias pessoas dentro de água, na margem encontram-se muitas palmeiras e outras pessoas. Pertence à colecção «Oueds,oasis» .
O quadro parietal servia de apoio didáctico nas aulas de Geologia. Trata-se de um quadro rectangular (96cmx74,5cm), com duas barras em madeira escura, em cima e em baixo.O fundo é claro. Apresenta, em cima, ao centro, a seguinte indicação: «Prof. Dr. Sauer's Petrographische Wandtafeln. Taf. 5». Ocupando quase a totalidade do quadro, encontra-se um círculo negro dentro do qual está representado , em pormenor, um corte de uma rocha - «vitrophyr» . Por baixo do círculo, encontra-se a indicação do nome da rocha apresentada : Vitrophyr von Lugano e, por baixo deste, está a indicação do número de vezes que a amostra foi ampliada: 450 vezes. Ao fundo, à esquerda, encontram-se indicados o nome do editor e o local de execução: K.G. Lutz Verlag, Stuttgart. Por baixo, inscrita a lápis, à mão, está a indicação: N5.
O quadro parietal servia de apoio didáctico nas aulas de Geologia. Trata-se de um quadro rectangular (96cmx74,5cm), com duas barras em madeira escura, em cima e em baixo.O fundo é claro. Apresenta, em cima, ao centro, a seguinte indicação: «Prof. Dr. Sauer's Petrographische Wandtafeln. Taf. 9». Ocupando quase a totalidade do quadro, encontra-se um círculo negro dentro do qual está representado , em pormenor, um corte de uma rocha «Basalttuff der Schwäbischen Alb». Por baixo do círculo, encontra-se a indicação do nome da rocha apresentada : «Basalttuff der Schwäbischen Alb» e, por baixo deste, está a indicação do número de vezes que a amostra foi ampliada: 200 vezes. Ao fundo, à esquerda, encontram-se indicados o nome do editor e o local de execução: K.G. Lutz Verlag, Stuttgart.
O quadro servia para apoio e ilustração das aulas de Geografia/Geologia. A imagem representa a aurora boreal. Em primeiro plano, estão representados alguns icebergs, rochas e zonas geladas onde estão alguns pinguins. No centro do quadro vêem-se duas grandes rochas e na linha do horizonte está representada a aurora boreal. Os tons predominantes são: verdes acinzentados,brancos e castanhos. O quadro apresenta uma cercadura branca.
O quadro servia para apoio e ilustração das aulas de Geografia/Geologia. A imagem representa um deserto. Em primeiro plano, vêem-se algumas rochas, vestígios de vegetação e esqueleto. Ao fundo, do lado esquerdo, encontra-se uma zona montanhosa-rochosa. Os tons predominantes são: os amarelados, os castanhos e os azuis . O quadro apresenta uma cercadura branca.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00