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Instrumento utilizado no contexto das práticas pedagógicas de Física que servia para indicar a altitude de acordo com a variação da pressão atmosférica. Este objecto está preparado para ser instalado num automóvel.
Altifalante utilizado no Laboratório de Física para fins pedagógicos. Trata-se de um dispositivo transdutor que converte um sinal eléctrico em ondas sonoras. São divididos em faixas de frequência de trabalho em tweeter, mid-range e woofer.
O instrumento era utilizado para exemplificação de registos gráficos numa situação de sismo.É constituído por uma caixa com aro em madeira e mostradores em vidro (face anterior e posterior), no interior da qual é visível um cilindro vertical para registo sismográfico e respectiva engrenagem associada. A caixa apresenta uma pega no topo e abre-se da esquerda para a direita, através de dobradiças. Na face das dobradiças estão nove bornes de ligação.
O apatrelho é constítuido por uma caixa rectangular em ferro pintado de cinzento, com quatro pés e pega na parte superior. Na parte da frente encontra-se um vidro transparente que deixa ver o mecanismo interior. A caixa abre da esquerda para a direita, articulada ataravés de fechadura e fechos de ganchete. No interior, tem um cilindro metálico revestido por uma folha de papel milimétrico para registo de dados. Este são gravados por uma pena com tinta ligada a uma engrenagem de relógio que se encontra no exterior da caixa do lado direito,protegida por uma caixa de rede. O papel apresenta uma quadrícula verde e, no topo, encontram-se alternados, em inglês e alemão ,os dias da semana, na vertical, encontram-se assinalados os graus centígrados de 0 a 40 positivos, na parte superior do tambor, e de 0 a30 graus negativos, na parte inferior.
Lâmpada de Davy utilizada no Laboratório de Física para fins pedagógicos. A Lâmpada de Davy é uma lâmpada de segurança que contém uma vela no seu interior, ficando a dever-se a sua invenção a Sir Humphry Davy em 1815. Foi criada para ser utilizada nas minas de carvão, permitindo que fossem exploradas áreas a grande profundidade apesar da presença de metano ou de outros gases inflamáveis. Para explodir, o gás deve ser aquecido até à sua temperatura de ignição, pelo que se esse aquecimento for evitado, não é possível dar-se a combustão. Davy conseguiu evitar esse aquecimento ao rodear a chama da lâmpada de gaze metálica, o que permitiu espalhar o calor por uma vasta área de modo a que a temperatura da rede seja sempre inferior à temperatura do gás.
Compõe-se de uma série de discos de cobre e de zinco - pares ou elementos de pilha. Os discos empilham-se uns sobre os outros, alternadamente, o cobre para baixo e o zinco para cima, colocando-se entre os discos rodelas de pano de feltro, embebidas em água acidulada com ácido sulfúrico. Ao zinco do último disco superior liga-se um eléctrodo e ao de cobre do último inferior liga-se o outro. A electricidade do zinco comunica-se ao do cobre que lhe serve de condutor e nele se forma o pólo negativo; a electricidade do feltro é recebida pelo cobre do disco superior e passa ao zinco, onde se forma o pólo positivo. A pilha de Volta tem apenas importância histórica porque produz correntes fracas, é incómoda e não tem aplicação prática. Desta pilha derivam todas as outras como por exemplo: a pilha de tina, a pilha de Wollaston, hoje já fora de ...
Teodolito utilizado enquanto recurso didáctico nas aulas de Física. Pequeno teodolito simples com luneta móvel, óculo em latão, com círculos vertical e horizontal divididos em 360º nónios, e bolha de ar. O teodolito é um instrumento óptico de medida utilizado na topografia, na geodésia e na agrimensura para medir de ângulos verticais e horizontais, usado em redes de triangulação.
Aparelho utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Biologia, para visualizar estruturas de tamanho extremamente reduzido, como por exemplo as células. Este modelo de microscópio apresenta um braço de metal dourado com sistema de lentes e parafuso micrométrico. Em frente da objectiva há um suporte, a platina onde se coloca o objecto a observar, que tem um orifício no centro, para deixar passar a luz. O sistema de iluminação é constituído por um espelho redondo, com uma das faces planas e a outra côncava. Este aparelho está protegido numa caixa de madeira de formato rectangular.
Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Química. O alambique é constituído por um contentor cilíndrico em latão, com tripé metálico. Na base, tem dois orifícios para entrada de líquidos. No interior do contentor, e a toda a sua altura, existe um tubo em espiral. Permite dosear a quantidade de álcool no vinho. Apresenta a seguinte inscrição: "Alambic du Jardin Sr. de Salleron. 24, rue Parée, Paris".
Agulha magnética utilizada no Laboratório de Física para a prática pedagógica.
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