Database

Creator

Thumbnail

Search results

1,589 records were found.

Searching on external databases...
loading
Ábaco utilizado nas aulas de Matemática como parte das práticas pedagógicas. O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, provavelmente inventado na Mesopotâmia no quarto milénio a.C., que assenta num sistema decimal, representando cada haste um múltiplo de dez. Este exemplar é composto por uma moldura de madeira, hastes metálicas e bolas de dez cores (amarelo, vermelho, verde, dourado, preto, rosa, azul, verde fluorescente, castanho e verde marinho).
O alambique é constituído por um contentor cilíndrico em latão, com tripé metálico. Na base, tem dois orifícios para entrada de líquidos. No interior do contentor, e a toda a sua altura, existe um tubo em espiral. Permite dosear a quantidade de álcool no vinho.
Amperímetro em caixa de madeira e vidro utilizado no Laboratório de Física para fins pedagógicos. O amperímetro é um aparelho que permite medir a intensidade do fluxo da corrente eléctrica que passa pela sessão transversal de um condutor, expressando esse valor em amperes. Para que as medições sejam precisas, o amperímetro tem uma resistência muito pequena comparada às do circuito.
Amperímetro em caixa metálica utilizado no Laboratório de Física para fins pedagógicos. O amperímetro é um aparelho que permite medir a intensidade do fluxo da corrente eléctrica que passa pela sessão transversal de um condutor, expressando esse valor em amperes. Para que as medições sejam precisas, o amperímetro tem uma resistência muito pequena comparada às do circuito.
Uma ampola de Raios-X, também chamada de tubo de Coolidge, é um dispositivo electrónico cuja função é a produção de um feixe de electrões acelerados. É composta por um invólucro de alto vácuo em que num extremo existe um cátodo que é aquecido por uma corrente eléctrica, emitindo um feixe electrónico que é dirigido por bobinas deflectoras e acelerado contra um anteparo (Placa ou Ânodo) por bobinas aceleradoras semelhante à um tubo de raios catódicos.
Altímetro em caixa niquelada com escala altimétrica fixa de 0 -3000 metros. Indica a altitude de acordo com a variação da pressão atmosférica.
Um aparelho que serve para mostrar que a pressão exercida por um líquido sobre o fundo do vaso que o contém não depende da forma do vaso mas só da altura do líquido. É composto por uma base rectângular de metal de onde sai um tubo que se eleva e onde se enroscam os vasos e tem fixo um pequeno dispositivo de vasos comunicantes, tal como uma torneira lateral para o despejo do líquido.
Aparelho de Ingenhousz utilizado no Laboratório de Física para o estudo da condutibilidade térmica. Este aparelho, construído na sua forma tradicional, permite confrontar a condutibilidade térmica de uma dada substância através de barras de igual dimensão postas em contacto numa extremidade com uma fonte de calor (água quente) e na outra com o ar.
Aparelho de Kipp, utilizado no laboratório de Química para produzir substâncias gasosas, entre outras H2S.
Aparelho de Kipp, utilizado no laboratório de Química para produzir substâncias gasosas, entre outras H2S.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00