Database

Creator

Thumbnail

Search results

27 records were found.

Searching on external databases...
loading
O diapositivo era destinado a visualização colectiva nas aulas de Geografia e Geologia . É constituído por duas finas placas de vidro transparente, unidas por papel adesivo preto, estando numa delas gravada a imagem do rio Mossela, na Prússia - Alemanha. Vendo-se o vale e povoações em ambas as margens do rio.
O diapositivo era destinado a visualização colectiva nas aulas de Geografia e Geologia. É constituído por duas finas placas de vidro transparente, unidas por papel adesivo preto, estando numa delas gravada a imagem do rio Fier, a jusante das gargantas, na Alta Sabóia, França. Pertence à colecção «Cours d'eau, creusement des vallées».
O diapositivo era destinado a visualização colectiva nas aulas de Geografia e Geologia . É constituído por duas finas placas de vidro transparente, unidas por papel adesivo preto, estando numa delas gravada a imagem de um oásis em Nefta, na Tunísia. Vê-se em primeiro plano várias pessoas dentro de água, na margem encontram-se muitas palmeiras e outras pessoas. Pertence à colecção «Oueds,oasis» .
Modelo feito de arame e do recorte de uma fina chapa metálica (zinco), pintados. Representa uma inflorescência grupada, definida (ou simpódica, ou cimeira), com eixo que termina numa flor (cor alaranjada) que é a primeira a abrir; as flores abrem do centro para a periferia (desenvolvimento centrífugo). O dicásio, ou cimeira bípara, apresenta nascimento de dois pedúnculos com flores nas extremidades e, abaixo da flor apical, duas brácteas opostas, de cujas axilas nasce um eixo que vai repetir a mesma disposição. O modelo (37cm x 34 cm) está montado numa base rectangular (20cm x 15 cm) de madeira pintada de preto.
Modelo feito de arame e do recorte de uma fina chapa metálica (zinco), pintados. Representa uma inflorescência grupada, definida (ou simpódica, ou cimeira), com eixo que termina numa flor (cor alaranjada) que é a primeira a abrir; as flores abrem do centro para a periferia (desenvolvimento centrífugo). O monocásio, ou cimeira unípara, apresenta nascimento de uma flor com pedúnculo a partir de cada nó inferior à flor terminal, com bráctea na base de uma flor que encima o eixo principal. Os pedicelos orientam-se alternadamente à direita e à esquerda do eixo principal (monocásio helicóide). O modelo (50cm x 15 cm) está montado numa base rectangular (20cm x 15 cm) de madeira pintada de preto.
Modelo feito de arame e do recorte de uma fina chapa metálica (zinco), pintados. Representa uma inflorescência grupada, simples (possui entrenós mas não pedicelos), indefinida (ou monopódica, ou racinosa), formada por um eixo no qual se dispõem as flores alternadamente, que neste caso são sésseis (sem pedúnculo), e ligadas aos nós de um pedúnculo comum, na qual a flor terminal (cor de rosa) é a última a abrir: as flores abrem da base para o cimo. O modelo (51cm x 10 cm) está montado numa base rectangular (20cm x 15 cm) de madeira pintada de preto.
Modelo feito de arame e do recorte de uma fina chapa metálica (zinco), pintados. Representa uma inflorescência grupada indefinida (ou monopódica, ou racinosa), na qual os pedúnculos das flores (cor vermelha), designados raios, partem de um só ponto do eixo, sendo a umbela composta por pequenas umbélulas. O modelo (40 cm x 27 cm) está montado numa base rectangular (20cm x 15 cm) de madeira pintada de preto.
Modelo feito de arame e do recorte de uma fina chapa metálica (zinco), pintados. Representa uma inflorescência grupada indefinida (ou monopódica, ou racinosa), na qual os pedúnculos das flores (cor vermelha), designados raios, são simples e partem de um só ponto do eixo. O modelo (42 cm x 30 cm) está montado numa base rectangular (20cm x 15 cm) de madeira pintada de preto.
Modelo feito de arame e do recorte de uma fina chapa metálica (zinco), pintados. Representa uma inflorescência grupada indefinida (ou monopódica, ou racinosa), na qual os pedúnculos das flores (cor amarela), são simples e partem de pontos (nós) diferentes do eixo/ráquis comum. O modelo (54 cm x 12 cm) está montado numa base rectangular (20cm x 15 cm) de madeira pintada de preto.
Modelo feito de arame e do recorte de uma fina chapa metálica (zinco), pintados. Representa uma inflorescência grupada indefinida (ou monopódica, ou racinosa), que não apresenta pedicelos, possuindo flores (cor amarela) sésseis. O modelo não revela a distinção entre as flores da periferia e do disco. O pedúnculo dilata-se na parte superior e constitui um receptáculo bem alargado, mais ou menos horizontal, onde se inserem as flores que são rentes. O modelo representa um capítulo com um invólucro de brácteas, denominadas as brácteas do invólucro, e não evidencia se é homogâmico (com as flores todas hermafroditas) ou heterogâmico (se possui flores hermafroditas associadas a flores femininas ou flores estéreis). O modelo (25 cm x 20 cm) está montado numa base rectangular (20cm x 15 cm) de madeira pintada de preto
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00