Database

Creator

Thumbnail

Search results

112 records were found.

Searching on external databases...
loading
Pintura mural com motivos relacionados com a génese da escola, os cursos ministrados (cerâmica, costura, bordados, rendas, pintura e desenho) na antiga Escola Industrial e Comercial e, ao centro, destaca-se a figura de Dona Luísa de Gusmão.
Retrato de D. João IV, numa cópia da pintura de Avelar Rebelo, de 1643, no Paço de Vila Viçosa). O Rei encontra-se de pé, junto a uma mesa coberta por uma toalha vermelha, onde está pousado um chapéu baixo, preto e coberto de volumosas penas claras. No chão, encostado à mesa, surge um escudo circular com as armas de Portugal. A figura traja um conjunto de calções pelo joelho e camisa de tecido ricamente bordado em tons de castanho, ao qual se sobrepõem golas e punhos de renda, um peitoral de metal, e uma espécie de saia curta amarela. Ao pescoço surge um medalhão circular preso num cordão, e à cintura prende-se uma faixa vermelha presa por um nó lateral. Debaixo dos calções surgem umas meias vermelhas, e nos pés calça uns sapatos pretos baixos decorados na pala por um medalhão circular. A figura tem numa mão um bastão de madeira e a ou...
Retrato colectivo, de estilo clássico, onde estão representados (da esquerda para a direita): João de Sousa Carvalho, Marcos Portugal, Carlos Seixas (em pé); João Domingos Bontempo (sentado ao centro, foi o primeiro Director do Conservatório) e Duarte Lobo (em pé, à direita). As três figuras à esquerda estão trajadas ao modo do século XVIII, com perucas, casacos bordados e calções justos com meias de seda até ao joelho.
Retrato colectivo, de estilo clássico, onde estão representados (da esquerda para a direita): Gil Vicente (à direita, em pé) de túnica castanha pelo joelho, cintada por um cordão, segurando na mão um pergaminho enrolado; e Almeida Garrett (ao centro, junto à base de uma coluna) que segura na mãos um livro vermelho. Esta figura encontra-se sentada numa cadeira, numa pose formal. Atitude que é reforçada pela forma cuidada da indumentária que traja: calças amarelas; casaco asa-de-grilo verde; camisa com folhos sobre o peito; laço ao pescoço e calça umas luvas brancas. Atrás da coluna, estão representadas mais duas figuras não identificadas: uma está de costas para o observador, veste uma capa castanha por cima de um colete azul claro; calça botas de cavalgar; e à cintura trás um florete de copos de tigela; a segunda figura, retrata um hom...
Retrato a óleo de Rui Coelho, compositor, crítico musical e chefe de orquestra português. A figura é vista de frente com o corpo ligeiramente rodado, e veste um fato cinzento, com camisa branca e gravata igualmente cinza. De cabelo grisalho, a figura usa óculos e na mão esquerda tem uma aliança de ouro.
Retrato a óleo de uma figura masculina de pé, com a mão direita ao peito, entalada entre os botões do casaco. A figura veste um casaco preto, sobre o qual se vê uma camisa de colarinhos subidos e um laço preto. O homem usa uns óculos redondos e tem barba.
Retrato a óleo de João Domingos Bontempo, compositor, crítico musical, chefe de orquestra português, e primeiro Director do Conservatório de Música. A figura está sentada, é vista de frente com o corpo ligeiramente rodado, pois está com um braço apoiado sobre um piano. Veste um casaco azul-escuro, com camisa branca de gola alta que termina num nó. De cabelo escuro, a figura tem na mão esquerda um conjunto de papéis enrolados.
Retrato de Bento Carqueja, benemérito, escritor, naturalista e professor da Universidade do Porto, nascido em Oliveira de Azeméis. A figura é vista de frente com o corpo ligeiramente rodado, veste uma toga preta e trás ao pescoço uma medalha de condecoração. A figura apresenta cabelo (apenas nas frontes) e bigode brancos, e usa óculos redondos. A sua mão esquerda encontra-se apoiada na faixa preta da toga, e a mão direita está levantada, a apontar ligeiramente na direcção do observador. Bento Carqueja para além de ter dirigido "O Comércio do Porto" esteve na origem de diversas iniciativas cívicas levadas a cabo pela obra social daquele periódico e de importantes investimentos públicos e privados, em especial no concelho de Oliveira de Azeméis. Foi também sócio da Academia das Ciências de Lisboa. Retrato elaborado pelo pintor Veloso Sal...
Monograma, cujas letras são exemplares da época a que pertencem e que assentam, entrelaçados, sobre uma pena de pavão enriquecida por flores. Clementina Carneiro de Moura, autora deste estudo, foi discípula de Leopoldo Battistini e de Columbano na Escola de Belas Artes de Lisboa, onde se diplomou em pintura em 1920, e mãe do pintor João Abel Manta. Está representada no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta em Gouveia. Dedicou-se ao ensino técnico e deixou uma obra teórica e plástica que se reparte entre a pintura e as artes aplicadas aos tecidos, área em que era conhecida como a "mestre do patchwork".
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00