Database

Creator

Thumbnail

Search results

162 records were found.

Searching on external databases...
loading
A casula é um paramento religioso colocado pelo sacerdote sobre a alva, destinando-se à celebração da eucaristia. Trata-se de uma peça em cetim roxo, constituída por dois semicírculos unidos nos ombros e alongados na parte posterior e anterior, (forma de capa) o que lhe confere forma ovoide. O decote é redondo e dele parte, até à base, (à frente e atrás) um sebasto (tira de pano de cor diferente) de seda lilás, delimitado por dois frisos laterais com recortes bordados a dourado e decorado com medalhões delimitados por uma linha serpenteada em dourado, apresentando ao centro cruz lanceolada da mesma cor e fundo preenchido a cinza. Toda a casula é rematada com galão dourado, aplicado do avesso.
Quadro parietal com a representação de alforrecas para ilustração das matérias de ciências naturais. O quadro apresenta, sobre um cenário oceânico, uma imagem de algumas alforrecas bem como a sua composição anatómica.
Quadro parietal com a representação de ervilheira para ilustração das matérias de botânica. O quadro apresenta sobre um fundo negro várias imagens anatómicas da planta.
Quadro parietal sobre "Espirogira-Alga", a cores sobre fundo verde, sem título, destinado ao ensino da botânica. No canto inferior esquerdo está inscrito o nome dos autores: Jung-Koch-Quentell, e no canto inferior direito, Lehrmittelverlag Hagemann, Dusseldorf. O quadro representa diversas fases do ciclo da vida da alga espirogira, evidenciando estruturas reprodutoras diversificadas. No plano superior observam-se células efectuando a sua reprodução, observando-se ao centro a formação de um zigósporo desde a fase de contacto e formação do tubo de conjugação à passagem do conteúdo da célula dadora para o citoplasma da célula receptora. À direita evidenciam-se os cloroplastos existentes em cada célula, destacando-se o seu enrolamento helicoidal. Em baixo, estão representadas diferentes estruturas em corte relativas à sua reprodução. O qua...
Quadro parietal com a representação da rã para ilustração das matérias de zoologia e biologia. O quadro encontra-se dividido em duas partes: a metade superior é preenchida por uma ilustração de uma rã, girinos e ovos no seu habitat natural; a metade inferior apresenta uma ilustração sobre fundo preto do esqueleto de uma rã rodeada de algumas imagens referentes a determinadas partes do corpo (patas, cabeça, etc).
Quadro parietal com a representação da anatomia de uma ténia para ilustração das matérias de biologia. O quadro apresenta várias ilustrações sobre fundo preto com cortes transversais e longitudinais do corpo de uma ténia bem como representações de alguns dos seus órgãos.
Quadro parietal para ilustração das matérias de biologia. O quadro apresenta uma ilustração de uma alga castanha (fucus vesiculosus) no seu habitat natural juntamente com representações de alguns dos seus pormenores anatómicos.
Quadro parietal para ilustração das matérias de biologia. O quadro apresenta uma ilustração de uma alga castanha (fucus vesiculosus) no seu habitat natural juntamente com representações de alguns dos seus pormenores anatómicos.
Quadro parietal com a representação de algas para ilustração das matérias de botânica. O quadro apresenta, sobre um cenário oceânico, uma imagem de algumas algas bem como a composição anatómica dos seus vários elementos.
Quadro parietal para ilustração das matérias de biologia. O quadro apresenta, sobre fundo preto, uma ilustração colorida de pormenores do bolor do pão.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00