Database

Creator

Thumbnail

Search results

323 records were found.

Searching on external databases...
loading
Esfera de vidro (d = 7,5 cm) com 7 orifícios para saída de líquido, mas sem tubos, com gargalo comprido onde se move um êmbolo.
Conjunto de peneiras, utilizado nas aulas de Ciências Naturais para peneirar areias.
O instrumento servia para experiências nas aulas de Física. É constituído por um frasco de vidro (dielétrico), sendo o fundo e a superfície externa recoberto por folha de estanho. Dentro do frasco estão folhas de estanho e/ou ouro amarrotadas, que comunicam com o exterior por meio de uma haste em latão, recurvada, terminada por uma esfera também de latão.
Lâmina de ebonite para o estudo da electrostática.
Modelo próprio de ampola de raios X, com anti-cátodo circular, para se ligar à máquina pneumática e se rarefazer o ar no momento da experiência. Material utilizado no Laboratório de Física.
Aparelho denominado de Hope, constituído por um tubo circular com reservatório a meio e duas tubuladuras com rolhas com orifícios de modo a permitir a colocação de termómetros. Este aparelho é utilizado no Laboratório de Física para fins pedagógicos, para a verificação da densidade da água a diferentes temperaturas, nomeadamente para demonstrar que a água atinge a sua densidade máxima aos 4 graus. Na proveta lança-se água até os termómetros ficarem com as respectivas ampolas imersas. Ao fim de um determinado tempo, avalia-se a temperatura no termómetro da parte superior e, de seguida, deita-se no reservatório uma mistura de sal marinho e gelo. Avaliando a temperatura em ambos os termómetros, verifica-se que no termómetro situado na parte superior, mantêm a mesma temperatura inicial, enquanto a temperatura avaliada pelo termómetro da pa...
Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Física. É constituído por dois cilindros encaixados um no outro, tendo o da base um diâmetro bastante maior. Um pouco acima da zona de encaixe dos cilindros, o cilindro superior é atravessado por um tubo que se apresenta mais comprido de um lado. No topo do cilindro mais estreito, encontra-se uma tampa de encaixe, de cujo centro sai um tubo curto. É utilizado para determinar a temperatura da água quando a sua densidade é máxima.
Instrumento utilizado no contexto das práticas pedagógicas de Física para ensaios de termodinâmica. O aparelho é constituído um conjunto de dois cilindros concêntricos que permitem, por aquecimento, fazer o estudo da dilatação dos líquidos, ebulição e libertação de gás. O cilindro superior é atravessado por um tubo inclinado e oco.
Equipamento para demonstrar a dilatação térmica nas aulas de Física. Este instrumento foi idealizado pelo matemático e físico holandês Willem Jacob’s Gravesande (1688-1742), e serve para mostrar que as substâncias sólidas, quando suficientemente aquecidas, podem dilatar-se de maneira sensível. O instrumento compreende um eixo metálico vertical, que termina em gancho, onde se suspende uma esfera, também metálica. Abaixo desta esfera, encontra-se um anel metálico com um braço que se fixa ao eixo vertical por meio de um anel de fixação, que permite elevar ou baixar esse anel. O eixo está aparafusado a uma base metálica de cor azul. A experiência consiste em introduzir inicialmente a esfera no anel, cujo diâmetro interior é ligeiramente maior. Depois de aquecida a esfera, esta dilata e verifica-se que já não passa através do anel. Deixando...
Instrumento utilizado em experiências de calorimetria no contexto das práticas pedagógicas de Física. É constituído por dois cilindros encaixados um no outro, tendo o da base um diâmetro bastante maior. O cilindro superior, um pouco acima da zona de encaixe, é atravessado por um tubo. No topo mais estreito do cilindro, encontra-se uma tampa de encaixe, onde ao centro se eleva um tubo curto, geralmente selado com uma rolha de cortiça.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00