Database

Creator

Thumbnail

Search results

73 records were found.

Searching on external databases...
loading
Balança de Roverval, utilizada no Laboratório de Física, de dois pratos, de formato diferente, apoiados em hastes verticais articuladas nas extremidades de um travessão. Este, por sua vez, encontra-se apoiado numa superfície de metal com um cutelo fixo a meio. Permite avaliar a massa de corpos com rapidez e sem grande precisão. Este modelo apresenta uma base em metal trabalhada, com a indicação de 1Kg.
Fogareiro a petróleo, utilizado em laboratório.
É um instrumento mecânico, com teclas que, quando premidas, causam a impressão de caracteres num documento, em geral de papel. lA máquina de escrever deixa a impressão no papel que é causada pelo impacto de um elemento metálico, com um alto-relevo do carácter a imprimir, numa fita com tinta que em contacto com o papel é depositada na sua superfície. Esta máquina tem um tipo de teclado "Internacional". Material utilizado para leccionação dos cursos: Curso Complementar de Aprendizagem do Comércio e Curso do Comércio.
Reflector côncavo esférico para ondas caloríficas, montado num tripé próprio, com parafusos niveladores. A calote possui 36 cm de diâmetro e tem ao centro um cesto de rede metálica onde se coloca uma esfera de ferro (d = 5,5 cm) com pega.
Reflector côncavo esférico para ondas caloríficas, montado num tripé próprio, com parafusos niveladores. A calote possui 36 cm de diâmetro e tem ao centro uma haste de ponta aguçada, de 16 cm.
Caixa prismática (36 cm x 10 cm x 10 cm), metálica, cinzenta escura, com quatro cursores circulares na tampa, onde se lêem as indicações: 1, 1, 10 e 100, os quais permitem introduzir no circuito resistências de 0,1 a 1 O, de 1 a 10 O, de 10 a 100 O e de 100 a 1000 O. Designa-se por "caixa de 4 décadas" e permite um total de 1111 O. Material utilizado no Laboratório de Física.
Modelo de corte longitudinal da pele humana utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Ciências Naturais. Trata-se de um quadro em relevo onde se pode observar um corte efectuado na pele de um ser humano, bastante aumentado. São visíveis as várias camadas que constituem a pele: epiderme, a derme e a camada subcutânea. Inseridos na derme, surgem pêlos, glândulas sebáceas e sudoríparas, corpúsculos do tacto, terminações nervosas e vasos sanguíneos.
Pano bordado a Richelier, elaborado pela aluna Maria da Cruz Marques, no ano lectivo de 1969-1970, no âmbito do curso de Formação Feminina. Pertence à antiga Escola Industrial e Comercial de Vila Real de Santo António
Balança decimal com dois pratos circulares em aço cromado que pendem de fio retorcido do mesmo material de um lado e outro de um suporte com uma régua graduada e diferentes engrenagens que suportam os pratos.
Maqueta em madeira de uma estrutura de cobertura constituída por duas asnas, as respectivas vigas e alguns barrotes. Estas asnas apresentam a particularidade das "escoras" mais próximas dos apoios descarregarem sobre as "linhas".
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00