Database

Creator

Thumbnail

Search results

148 records were found.

Searching on external databases...
loading
Instrumento utilizado como material didáctico para realização de experiências de óptica nas aulas de Física. Este dispositivo permite estudar e medir comprimentos de onda das linhas espectrais. É formado por três lunetas cujos eixos longitudinais convergem para as faces de um prisma em vidro "flint". A primeira luneta contendo a ocular e a objectiva, roda em torno do prisma e possui um botão para focar. A segunda luneta é o colimador. A terceira luneta mede a distância entre as riscas espectrais. A base é em forma de tripé encimado por um suporte cilíndrico vertical, onde se apoia uma base no meio da qual se situa um prisma cuja aresta é perpendicular ao plano da base. Em torno do disco da base estão as três lunetas, a luneta propriamente dita, o colimador e a terceira com micrómetro. Os raios luminosos de diferentes frequências são de...
Usado para a produção em laboratório de pequenas quantidades de gases tais como o dióxido de carbono e o sulfureto de hidrogénio. Consiste em duas peças de vidro. A peça superior tem a forma de pêra com uma larga abertura esmerilada na parte superior, acabando sob a forma de um tubo cilíndrico, que entra na parte superior da outra peça de vidro. Esta última tem duas formas esféricas unidas por uma garganta, sendo uma mais larga do que a outra. Esta peça tem ainda duas tubuladuras, estando uma delas rapada com uma rolha de vidro. Estas tubuladuras servem para regular o desprendimento de gases.
Disco óptico de Hartl, utilizado em contexto de práticas pedagógicas no Laboratório de Física, composto por disco graduado, disposto verticalmente e assente sobre uma base metálica, munido de uma mola de fixação, a qual permite colocar na sua parte central os objectivos ópticos (espelhos, lentes, prismas) que se pretende estudar. Este aparelho permite verificar o princípio de refracção e reflexão da luz, no contexto das matérias de óptica.
Excicador de vidro com torneira na tampa, utilizado no laboratório de Química. Apresenta no seu interior uma placa de cerâmica branca circular com orifícios apoiado num rebordo, que permite assentar copos ou frascos com substâncias a proteger da humidade. A tampa é esmerilada e é lubrificada com massa de silicone.
Saia castanha de fazenda, pertencente à Mocidade Portuguesa Feminina. Na zona da cintura possui um cós reforçado com 4 presilhas para colocação de cinto. A saia é direita com dois machos à frente, apertando com fecho éclair de lado.
Galhardete da Organização Nacional Mocidade Portuguesa, organização juvenil ligada ao Estado Novo. Trata-se de uma bandeira de formato triangular e fundo negro, com debruo a branco. Ao centro encontram-se bordadas as armas de Portugal, e a seguinte inscrição: "Ao Grupo da M. P. do Liceu de Castelo Branco". No verso: "Grupo Académico do Colégio de S. José - Guarda".
Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Física. Trata-se de uma bomba manual de vácuo, assente num suporte circular que permite colocar a bomba numa bancada ou mesa. Este aparelho destinava-se a retirar ar, ou outro qualquer gás, de determinado espaço fechado.
Galhardete pertencente à Mocidade Portuguesa. Trata-se de um galhardete com fundo verde e formato retangular com a zona inferior terminando em bico. Ao centro encontra-se o símbolo da Mocidade e tem a seguinte frase: Campeonato Nacional de Voleibol/ Vila Real/ 1971.
Candeeiro constituído por suporte e globo. Suporte em ferro pintado de castanho, ligado à parede por peça quadrangular, fixa por quatro parafusos. Do centro desta peça parte uma haste horizontal, de secção quadrangular que encaixa na peça vertical, cilíndrica encimada por arandela em forma de taça, com rebordo redondo e do interior da qual se eleva uma peça em forma de vela com simulacro de cera, em que se insere a lâmpada. Ainda inserido na arandela apresenta-se o globo de vidro em forma de campânula alta.
Condutor metálico da máquina de Ramsden, montado em haste vertical de vidro e com a base em ferro.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00