Database

Thumbnail

Search results

11 records were found.

Searching on external databases...
loading
Balão, instrumento utilizado para realizar experiências de Química. Um condensador tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos em processos de destilação simples. Um condensador é dividido em duas partes: uma onde passa o vapor que se tem interesse em condensar e outra onde passa um líquido (normalmente água) resfriado para abaixar a temperatura interna do condensador.
Quadro parietal sobre o aparelho urinário e sistema digestivo do Homem. Trata-se de um parietal ilustrado a cores sobre fundo bege destinado ao ensino da Biologia, sem título ou legendas. Nesta imagem estão representadas as seguintes figuras: no lado esquerdo, um corte transversal do torso humano de forma a expor os órgãos internos; ao centro está representado um rim e estruturas anexas do aparelho urinário; no lado direito, surge um corte transversal mais profundo do tronco humano, de forma a expor a cavidade respiratória.
Quadro parietal de Biologia/botânica, apresentando seis ilustrações respeitantes à Spirogyra Longata Kütz (Espirogira), identificadas (de cima para baixo, e da esquerda para a direita) pela sequência E, D, A, B, C; e por algarismos correspondentes aos elementos constituintes. Na base do mapa, apresenta-se a respectiva legenda. No canto superior esquerdo registou-se a revisão - Doutor Américo Pires de Lima, professor da Universidade do Porto; a realização - Dr.Manoel Cabral de Rezende Pinto, Licenciado em Ciências; à direita, Editorial Domingos Barreira, Av, da Boavista, 28, Porto, Portugal. O quadro não se apresenta datado. As ilustrações são brancas sobre fundo negro.
Máquina que permitia a projecção de filmes e slides num anfiteatro da escola. Possui um conjunto de adaptadores para a aplicação específica que se pretendia dar ao aparelho.
Espécime de águia de asa redonda, taxidermizado, que servia para estudo e observação nas aulas de Ciências Naturais. Este exemplar encontra-se sobre uma base de madeira, pousado sobre um tronco de árvore, com as asas abertas. A águia-de-asa-redonda mede cerca de 51 a 57 cm de comprimento e cerca 110 a 130 cm de envergadura de asas. A sua plumagem tem uma cor diversificada conforme a estação do ano, a cabeça é pequena e a cauda relativamente curta. Distribui-se pela Europa e parte da Ásia, e alimenta-se de pequenos mamíferos e carcaças de animais. Classificação científica: Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Aves; Ordem: Falconiformes; Família: Accipitridae.
Chifres de animal de espécie desconhecida que serviam para estudo e observação nas aulas de Ciências Naturais. Encontram-se sobre uma base de madeira ovalada.
Crânio de Hipopótamo que servia para estudo e observação nas aulas de Ciências Naturais. O exemplar encontra-se assente sobre uma base de madeira. Hipopótamo (do grego "cavalo" e "rio") é o nome genérico de um mamífero ungulado pertencente à família Hippopotamidae. É um artiodátilo mamífero, de pele muito grossa e nua, patas e cauda curtas, cabeça muito grande com um focinho largo e arredondado. Estes animais vivem em África, geralmente próximo de rios, onde passam grande parte do seu tempo imersos. Vivem em grupos gregários até cerca de vinte animais, constituídos pelas fêmeas e crias e liderados por um macho. São herbívoros e alimentam-se durante a noite da vegetação existente nas margens dos rios. A sua dentição é tipicamente herbívora, mas têm caninos grandes, usados para se defender. Extremamente territoriais, os hipopótamos são a...
Elemento decorativo utilizado na arquitectura gótica para encimar muretes ou varandins.
Espécime de peixe papagaio, nome comum dado aos peixes perciformes da família Scaridae, taxidermizado utilizado para estudo e observação nas aulas de Ciências Naturais. Classificação científica: Reino: Animalia, Filo: Chordata, Classe: Actinopterygii, Ordem: Perciformes, Família: Scaridae.
Escultura pertencente ao espólio da Sala de Angola do antigo Liceu de Faro. Trata-se de uma estatueta elaborada em madeira representando um animal semelhante a um antílope.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00