Database

Creator

Thumbnail

Search results

106 records were found.

Searching on external databases...
loading
Desenho simples, com os animais bem em evidência, observados de perto e de perfil. Cercadura exterior cinzenta, com duas esquadrias, uma branca e outra castanha. Título "Felis Leo".
Quadro parietal sobre moluscos para ilustração das matérias de zoologia nas aulas de Ciências Naturais. O quadro apresenta, sobre fundo bege, imagens anatómicas em corte longitudinal de vários tipos de moluscos, entre os quais uma ostra e um caracol.
Desenho a carvão de folhas, de grande pormenor.
Quadro parietal com a representação naturalista e esquemática de diferentes tipos de flores e frutos, utilizado em contexto de práticas pedagógicas nas aulas de Biologia. São apresentadas imagens de diversos tipos de frutos, numerados de 1 a 15, com diferentes características ao nível da corola e do sistema de fertilização. A legenda encontra-se em baixo, ao centro.
Quadro parietal com a representação naturalista e esquemática de 17 diferentes tipos de folhas, utilizado em contexto de práticas pedagógicas nas aulas de Biologia. As folhas captam a luz solar e procedem às trocas gasosas com a atmosfera para realizar a fotossíntese e a respiração. A legenda encontra-se em baixo, a meio do quadro.
O quadro parietal, a cores, servia para apoio visual das aulas de Ciências Naturais. Apresenta, de forma naturalista a morfologia vegetal, ilustrada através 15 imagens de vários tipos de raízes, caules, ramificações e bolbos, devidamente numerados. A raiz é o órgão da planta que tipicamente se encontra abaixo da superfície do solo. Tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, nutrientes, e outras substâncias minerais. O caule é o órgão condutor de seivas que sustenta a copa das árvores. A legenda encontra-se no lado direito e explica de forma sucinta, todas as imagens apresentadas.
Quadro parietal com a representação naturalista e esquemática de diferentes tipos de inflorescências, utilizado em contexto de práticas pedagógicas nas aulas de Biologia. Inflorescência é a parte da planta onde se localizam as flores, caracterizada pela forma como estas se dispõem. Normalmente consiste num prolongamento provido de folhas modificadas. São apresentados diferentes tipos de inflorescências, com os respectivos elementos constitutivos. A legenda encontra-se no canto inferior direito.
Mapar, utilizado no ensino da História, com representação da soberania portuguesa sobre os territórios desde Angola a Moçambique, apresentado no Congresso de Berlim em 1884.
Globo celeste, utilizado como material de apoio didático nas aulas de Geografia, de forma esférica, montado sobre um suporte metálico em forma de tripé, e com uma armação que o permite girar. Apresenta a representação da linha do Equador, trópicos, círculos polares, eclíptica e as várias constelações dos hemisférios Norte e Sul.
Colecção de botânica "Ausländische Kultur pflanzen in farbingen wandtafeln" (quadros de parede ilustrados de plantas de outros países). Em todos os quadros, no canto superior esquerdo está a referência "Abteilung" (Classificação por I, II ou III, e no canto inferior direito "Tafel" (quadro) com o respectivo número. No canto inferior esquerdo está a referência Litografia do Instituto de Artes, peolo ilustrador C. Bollmann, Gera; ao centro, estão identificados os autores, Otto Wilhelm Thomé segundo H. Zippel; e no canto inferior, a referência à casa editora Friedr. Vieweg & Sohn, Braunschweing. A colecção é constituída por cerca de 75 quadros (a instuituição terá um conjunto de cerca de 34 expemplares) que se supõem serem de finais do séc. XIX, por comparação com datação de outras obras dos mesmos autores. As imagens são impressas litogr...
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00