Database

Creator

Thumbnail

Search results

14 records were found.

Searching on external databases...
loading
Aparelho utilizado para estudo do som baseado nos fenómenos de ressonância. Trata-se de um tubo cilíndrico, oco de paredes em vidro, cujo comprimento é muito superior relativamente ao diâmetro, aberto nas duas extremidades e munido de embocadura em flauta numa delas.
Carta de Portugal , colorida - Escala 1: 500 000, do Instituto Geográfico e Cadastral, utilizada para leccionar matérias de Geografia. O título encontra-se no topo e a legenda, em baixo, com a respectiva sinalética, refere, entre outros: cidade capital de distrito; outras cidades; vila sede de concelho; outras povoações; limites do país, de distrito e de concelho; barragem e albufeira; rio e ribeira; arrozal; pântano; isobatimétricas; curvas de nível.
Genuflexório com espaldar e confessionário incorporado, em macacaúba envernizada. É constituído por plataforma baixa destinada a genuflexão (apoiada sobre duas peças de secção retangular, lisas e recortadas), e por espaldar em forma de grade formado por prumadas de secção retangular recortadas e por tabelas simples, rematado por cachaço plano, para apoio dos braços. Do lado oposto, em posição rebaixada, possui pequena mísula para apoio. O plano superior do cachaço é formado por duas peças retangulares lisas, de modo a permitir a elevação do confessionário (inserido no espaldar). O confessionário é formado por ralo em metal amarelo moldurado respetivamente por friso, moldura e aro grosso em madeira. Possui ainda dois volantes para apoio, quando armado.
O quadro represento o bolor em catorze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, encontra-se um pormenor muito ampliado das hifas ramificadas e emaranhadas que formam o micélio. Ao centro, muito aumentado, vê-se um pormenor do esporângio; à direita, estão pormenores do esporângio. À esquerda, por baixo, está ilustrado o processo de divisão celular; ao centro e à direita, aspectos muito ampliados da conjunção da reprodução e zigoto com suspensores. O nome dos autores, assim como a casa editora e o local de fabrico não estão visíveis neste quadro, embora faça, indubitavelmente, parte da colecção.
Oquadro representa a planta chamada «Cenoura brava», em treze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. À esquerda, a toda a altura do quadro está representada aspectos da raiz, caule e folhas. Ao centro, em cima vê-se o caule, folhas e inflorescência; por baixo, um corte longitudinal da cenoura. À direita, em cima, vêem-se pormenores do botão, flor e inflorescência; na parte inferior, está representado em vários pormenores o sistema reprodutivo da planta. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores; no canto inferior direito, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro representa a planta chamada «primavera», em treze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, está representado o receptáculo, muito ampliado; por baixo, ocupando toda a altura do quadro, está representada a planta com raíz, folhas e pedúnculo com flores; em cima, ao centro e à direita, vêem-se dois cortes longitudinais do receptáculo, o estame e o pistilo. Em baixo, ao centro e à direita, seis imagens de pormenor das sementes, com duas representações, em corte longitudinal. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores; no canto inferior direito, estão impressos o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro é uma representação naturalista, em fundo claro , destinando-se ao ensino da Biologia e Higiene na sala de aula. Representa uma vista frontal do tronco de um ser humano, em corte longitudinal, dando especial relevo aos órgãos que compõem o aparelho urinário.No canto superior esquerdo está a identificação da colecção . Na parte inferior direita da ilustração estão as iniciais do ilustrador .
O quadro é uma representação naturalista, em fundo claro , destinando-se ao ensino da Biologia e Higiene na sala de aula. Representa um corte longitudinal do aparelho reprodutor masculino, vendo-se os órgãos sexuais externos e internos. No canto inferior direito da ilustração, estão as iniciais do ilustrador (H.U.).
Quadro parietal a cores, com a representação do sistema reprodutor masculino (2 cortes longitudinais da pélvis, 2 imagens dos testículos e 1 imagem com a representação da bexiga, vesícula seminal e próstata).
Quadro parietal a cores, com a representação do sistema reprodutor feminino (corte de um ovário, corte longitudinal da pélvis, corte longitudinal com gravidez na fase inicial (2 meses), corte longitudinal com gravidez na fase terminal e vista posterior do útero com o lado direito dissecado). Com legenda.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00