Database

Creator

Thumbnail

Search results

16 records were found.

Searching on external databases...
loading
Mapa utilizado nas aulas de Geografia para estudo da Província da Guiné, a uma escala de 1:500 000. Tem indicação sobre a localização da capital da província, sede de concelho, sede de posto administrativo, estrada principal, estrada secundária, rios, ribeira, lagoa, dunas, litoral rochoso.
Imagem parietal do sistema nervoso humano, em fundo verde-claro, utilizado para ilustrar as matérias relativas ao ensino da Biologia. Do lado esquerdo apresenta os órgãos internos do corpo humano, evidenciando o sistema nervoso. Do lado direito encontra-se a coluna vertebral e respectivas ligações nervosas com os vários órgãos. Em baixo, surge a representação da espinal-medula.
Carta de Moçambique do Centro de Geografia da Junta de Investigações do Ultramar do Ministério do Ultramar, utilizada para ilustrar as matérias de Geografia, à escala 1: 2 000 000. A legenda apresenta as divisões administrativas, principais localidades e redes de comunicação e transportes. A carta foi elaborada com projecção policónica; o meridiano central "o" de 36º Este de Greenwich; e a elipsóide Clarke, 1866.
Carta de Portugal e das suas ilhas adjacentes (Madeira e Açores) e possessões ultramarinas (Goa e Diu, Macau, Timor, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde), à escala de 1/750 000 com indicação das cidades, vilas, aldeias, estradas, canais e caminhos de ferro. Na orla do mapa, encontram-se representados os principais monumentos históricos de várias cidades, e no topo as bandeiras de vários países.
O quadro apresenta 4 barras legendadas com ilustrações . Em cima , com o título : Formations secondáires de la tige des Dicotyledonées ( quatro cortes de caules com idades diversas ) , de muito jovem até 3 anos . Corte transversal de um caule de 2 anos ( rícino ) e corte longitudinal de uma dicotiledóna jovem . No canto superior esquerdo está a designação da colecção : «Tableaux d'histoire naturelle», assim como a indicação do nome e profissão do autor.No canto superior direito, encontra-se impresso o número original da colecção (56).
O quadro representa o «Cardamomo» em dez imagens coloridas, sore fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, está representada uma vage aberta, deixando ver as sementes e três pormenores das sementes (uma inteira e duas em corte transversal); ao centro, ocupando todo o quadro, vê-se a planta completa, com raíz, caule, folhas e flores, em duas imagens; à direita, em cima, uma pétala; ao centro, por baixo, pormenor de estames e pistilos; ao fundo, à direita, pormenor da planta em crescimento. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) ; no canto inferior direito, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro representa a planta chamada «cavalinha», em dez imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. À esquerda, ocupando toda a altura do quadro, está representada a planta com raíz, caule, inflorescência e a folhas em várias fases de desnvolvimento. Ao centro está representado uma secção do caule em corte transversal e ao lado a semente muito ampliada. À direita, vêem-se pormenores muito aumentados do desenvolvimento da planta em fase embrionária. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores; no canto inferior direito, estão impressos o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro ilustra três plantas parasitas: oroanca (ou erva-toira) , cuscute e visco. No canto superior esquerdo, encontra-se a designação da colecção: «Tableaux d'histoire naturelle», assim como a indicação do nome e profissão do autor. No canto superior direito, encontra-se impresso o número original da colecção (54). Na parte inferior do quadro, encontra-se a legenda: «Plantas parasitas». Descrição: Do lado esquerdo, ocupando todo o painel, está representada a orobanche, planta completa e, à sua direita, dois cortes longitudinais da flor, muito ampliada; em cima, à direita, está representado a cuscute; por baixo da cuscute, está representado o visco (planta completa e cortes de flores (macho e fêmea), muito ampliadas, assim como um corte de ramo de macieira ilustrando o modo como nele se insere a planta parasita.
O mapa apresenta a ilustração a cores do feto, da cavalinha e o musgo. À esquerda, em cima, três ilustrações da cavalinha: planta completa e dois pormenores dos esporos. À direita, encontra-se a ilustração do feto com rizoma e detalhes das sementes (esporos). À esquerda, em baixo, o musgo - planta completa e três pormenores dos esporângios.
O quadro apresenta em cima à esquerda e centro, o corte transversal de uma parte da folha do feto. Em baixo, à esquerda e centro; o corte do protalo do feto. À direita o corte de uma anterídia do protalo do feto. Ao centro, corte de microesporângio de selagina. Em baixo, à esquerda, o corte do protalo. À direita, corte longitudinal da extremidade de um ramo contendo os esporângios. No canto superior esquerdo está a designação da colecção: «Tableaux d'histoire naturelle», assim como a indicação do nome e profissão do autor. No canto superior direito, encontra-se impresso o número original da colecção (58).
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00