Database

Creator

Thumbnail

Search results

13,117 records were found.

Searching on external databases...
loading
O arado é também designado como pau de semear ou relho. Trata-se de um instrumento de sementeira, pequeno e encurvado, aguçado numa das extremidades que era usado para enterrar o milho, grão a grão, na terra.
Cabrestante utilizado no Laboratório de Física no contexto das práticas pedagógicas. Trata-se de um aparelho destinado a enrolar, em torno de um eixo vertical, uma corda ou uma corrente, de forma a puxar um corpo, fazendo parte, entre outras coisas, do equipamento náutico. Neste modelo de cabrestante o cilindro encontra-se apoiado, por meio de um pino, numa cavidade instalada na base do conjunto, tendo no topo outro pino que passa por um orifício existente numa ripa de madeira horizontal, apoiada por duas ripas laterais, as quais são suportadas por uma ripa de travamento. Sobre o pino superior encaixa um outro corpo, de forma cilíndrica e de menor altura, no qual estão incrustados quatro braços horizontais, em madeira e formando uma cruz, que servem de comando. A base do conjunto é formada por quatro ripas de madeira, dispostas de form...
Conjunto de sólidos geométricos em madeira, coloridos e de várias dimensões e formas, utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Matemática ou Artes Visuais.
Jogo didáctico denominado "L' enfant Constructeur". Trata-se de uma caixa de madeira contendo pequenas peças perfuradas em madeira para efectuar construções de veículos e outros objectos.
Crucifixo em madeira com a representação de Cristo.
A balança articulada é um instrumento de medida. Serve para pesar diversos objectos. É constituída por uma base em metal, na qual se apoia um travessão, também metálico, tendo em cada extremidade um prato. Na parte central do travessão encontra-se uma haste e um ponteiro metálicos. Num dos pratos coloca-se o objecto a pesar e no outro a peça de peso padrão. Quando se estabelece o equilíbrio do travessão, pode determinar-se o peso relativo do objecto. Este modelo apresenta uma base em metal lacado a branco, com a indicação de 5 Kg e com 4 pesos (5kg; 1kg; 1/2 kg., 1/4 kg.). Os pratos, também em metal, têm formatos idênticos.
Instrumento utilizado no contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Física, para demonstração da dilatação. O pirómetro de quadrante mede a dilatação térmica linear de uma barra metálica, quando esta é introduzida nos orifícios de dois suportes verticais; uma das extremidades fixa-se por meio de um parafuso de pressão e a outra fica livre, indo empurrar, ao aquecer a barra, um ponteiro que se move num quadrante graduado. O aquecimento é feito através de um reservatório, situado entre os suportes, onde se faz arder álcool. O conjunto, suportes e reservatório, constitui uma só peça metálica, estando o quadrante e o ponteiro aparafusados à extremidade esquerda, quando a escala está virada para o observador.
Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas, no Laboratório de Física. A bobina de indução ou bobina de Ruhmkorff (Técnico alemão, 1803 - 1877) é um aparelho destinado a produzir baixa intensidade de corrente sob elevada tensão utilizando, como fonte primária de tensão, uma simples bateria de duas a quatro pilhas em série. Esse aparelho embora construído pela primeira vez por Ruhmkorff em 1852, antes da invenção do transformador, é, todavia, um verdadeiro transformador de circuito magnético aberto.
Cilindros maciços em metal, com gancho na parte superior e também na inferior, possui uma asa na extremidade superior.
Instrumento utilizado nas aulas de Física em contexto das práticas pedagógicas. Trata-se de um metrónomo de Maelzer, colocado numa caixa piramidal, de base quadrangular. Contém um pêndulo constituído por uma haste com um peso móvel, fixa na parte inferior. Este, deslocando-se de um lado para o outro, indicava determinados andamentos. Com graduação numérica, a haste, tem variantes de andamentos do 40 ao 208 BPM (batidas por minuto). A principal finalidade desse artefacto, através de um "click"auditivo, era marcar o tempo, ou seja, o andamento da música. Contem ainda uma chave para dar corda, na face lateral direita da pirâmide, uma vez que se move mecanicamente.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00