Database

Creator

Thumbnail

Search results

60 records were found.

Searching on external databases...
loading
Trata-se de um motor assíncrono trifásico de rotor em curto-circuito. O motor apresenta-se seccionado colocando em destaque os seus principais elementos constituintes. Assim, é possível visualizar, entre outros, o rotor em curto-circuito, o estator bobinado, o veio e a placa de ligação. Da chapa de características pode-se extrair as seguintes indicações: 380 V, 1,5 kW e 3 Fases. Este quadro foi oferecido, pela Rabor, aos alunos do Curso de Formação de Montador Electricista, na década de 70 do século XX, aquando da realização de visitas de estudo às instalações daquela empresa. A moldura foi montada pelos alunos.
Tapeçaria decorativa em diversos pontos, nomeadamente ponto espiga, ponto matiz, ponto cheio e croché. O tapete é preenchido com motivos vegetalistas e zoológicas, como árvores, flores, borboletas, leões e ratos.
Fotografia do Palácio de Marialva em Belém ("Quinta Real da Praia" dos Condes de Loulé) à data em que o Liceu D. João de Castro aí estava instalado (1929-1939). Cor: Monocromática; Polaridade: Positivo; Tipo: Opaca; Orientação: Horizontal.
O quadro representa dois répteis: em cima, a víbora em sete ilustrações a cores sobre fundo negro e, por baixo, outra cobra, em oito ilustrações. Em cima, à esquerda, encontra-se uma vista da parte superior da cabeça da víbora, deixando ver o V desenhado nas escamas e, por baixo, uma vista do maxilar inferior visto por dentro; ao centro, a víbora enrolada; à direita, aspecto da pele, muito aumentada; por baixo, ao centro, vista lateral da cabeça e vista da estrutura óssea do crânio e, à direita, um dente muito ampliado. Segunda parte do quadro: à esquerda, vista interna do maxilar inferior de uma cobra; à direita, pormenor de maxilar com dentes; ao centro, vista superior da cabeça; à direita, três vértebras da coluna da cobra. Por baixo, a toda a largura do quadro, uma representação da cobra e, ao fundo, à direita, ovos. À esquerda, em...
O quadro representa o desenvolvimento e reprodução da Amiba e da Euglena. Servia para documentar visualmente as aulas de Biologia. Ao centro, em cima, fora da esquadria negra, tem o nome da colecção « Jurica Biology series». No canto superior esquerdo, encontra-se a referência ao autor Hilary S. Jurica, P. H.D. A amiba, em tons rosa, está representada em crescimento e reprodução, em 11 ilustrações, muito aumentadas, ocupando toda a parte esquerda do quadro. À direita, em tons verdes, está representada a euglena, em duas ilustrações. No canto inferior esquerdo, aparece a referência «Copyright by A. Nystrom & Comp. Chicago USA. No canto inferior direito, tem o nº de produção - J.251. No canto inferior esquerdo tem o carimbo do importado: Tecnodidáctica. Fora da esquadria, na parte inferior do quadro, apresenta a seguinte informação: «rot...
Em cima, ocupando toda a largura do quadro, encontra-se a seguinte legenda: Perunasyopa Potatiskrafta (sarna verrugosa da batateira). Sobre fundo claro, e ocupando toda a dimensão do quadro, destaca-se uma ilustração da planta da batata, com raízes, caule e folhas.
O quadro represento o bolor em catorze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, encontra-se um pormenor muito ampliado das hifas ramificadas e emaranhadas que formam o micélio. Ao centro, muito aumentado, vê-se um pormenor do esporângio; à direita, estão pormenores do esporângio. À esquerda, por baixo, está ilustrado o processo de divisão celular; ao centro e à direita, aspectos muito ampliados da conjunção da reprodução e zigoto com suspensores. O nome dos autores, assim como a casa editora e o local de fabrico não estão visíveis neste quadro, embora faça, indubitavelmente, parte da colecção.
O quadro é impresso litograficamente sobre fundo claro com grande qualidade e rigor naturalista. Servia de apoio visual às aulas de Biologia e representa o tecido. No canto superior esquerdo está impresso o logótipo constituído por um círculo e, dentro deste, um "c" e ao lado G & R. O quadro apresenta oito ilustrações do tecido com letras e números sem legendas. No canto inferior esquerdo, impressos na tela, encontram-se o nome do autor: Prof. Dr. K. Smalian: Hist. embryol tafeln e, por baixo deste , Gummert. No canto inferior direito está impresso a casa editora: Lith. Verlag Gummert & Ruge Nachdruck verboten Berlin 45.
O quadro representa uma plantação e exploração de cacau que servia para ilustrar as aulas de Ciências da Natureza. No canto inferior esquerdo, encontram-se trabalhadores a abrir os frutos e a separar as sementes para uns cestos, tendo junto deles um monte de frutos. No canto inferior direito, em destaque, está um fruto aberto no meio de vegetação rasteira. Em segundo plano, vêem-se alguns homens a colher os frutos das árvores, com a ajuda de um pau e de uma catana. Vê-se um homem a transportar um cesto à cabeça com os frutos. Ao lado, um homem guarda as sementes em folhas e, por de trás, dois homens, sobre uma estrutura alta onde secam as sementes. Ao fundo, vêem-se umas palhotas e dois homens com sacas às costas. No canto inferior esquerdo, encontra-se uma etiqueta colada com a casa fornecedora do quadro: Nucleon. Possivelmente faz pa...
O quadro representa a aranha de cruz em treze ilustrações a cores, sobre fundo negro. Na parte esquerda, do quadro, ocupando toda a metade está representada uma grande teia com duas aranhas. À direita, de cima para baixo, vêem-se a mandíbula e seus detalhes, a perna e a extremidade da perna; mais ao centro, está representado o abdómen, a inserção das pernas e um ovo tudo muito aumentado. À esquerda, em baixo, estão impressos os nomes dos autores: Jung, Koch, Quentell ; ao centro, encontra-se o logótipo (três iniciais enlaçadas) ; à direita, em baixo, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico: Frommann & Morian - Darmstadt.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00