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Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Astronomia. Trata-se de um modelo didáctico do planetário solar que permite projectar, no espaço envolvente (sala da aula), aspectos da esfera celeste com as respectivas constelações, indicando igualmente as constelações do Zodíaco ao longo do ano e os fusos horários. A peça tem um motor eléctrico que imprime rotação, simulando o movimento da esfera celeste ao longo do ano. O aparelho tem três botões que permitem comandar a velocidade e o sentido de rotação bem como ligar e desligar o aparelho.
Modelo didáctico do planetário solar utilizado nas aulas de Ciências Naturais e Geografia. Permite projectar, no espaço envolvente (sala da aula), aspectos da esfera celeste com as respectivas constelações, indicando igualmente as constelações do Zodíaco ao longo do ano e os fusos horários. Ao centro encontra-se o globo terrestre cujo pólo norte alinha com o mesmo pólo da esfera celestre. A peça tem um motor eléctrico que imprime rotação, simulando o movimento da esfera celeste ao longo do ano. O aparelho tem três botões que permitem comandar a velocidade e o sentido de rotação bem como ligar e desligar o aparelho.
Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Física. Trata-se de um transformador monofásico que permite converter a tensão da rede na tensão adequada ao funcionamento dos circuitos electrónicos. Uma vez que funciona com frequências muito baixas, possibilita um rendimento muito elevado. Faz parte de um conjunto de cinco aparelhos iguais.
Equipamento utilizado em conxto das práticas pedagógicas para demonstrações de mecânica. O motor de indução foi patenteado em 1888 por Nikola Tesla e tornou-se actualmente um dos motores mais utilizados na indústria por ser um tipo de mecanismo mais robusto e mais barato. Os motores de indução podem ser do tipo monofásico ou trifásico, com uso doméstico ou industrial respectivamente. São constituídos por um estator (parte fixa), um rotor (parte móvel). Este modelo é um motor universal monofásico.
Equipamento utilizado em contexto das práticas pedagógicas para demonstrações de mecânica. O motor de indução foi patenteado em 1888 por Nikola Tesla e tornou-se actualmente um dos motores mais utilizados na indústria por ser um tipo de mecanismo mais robusto e mais barato. Os motores de indução podem ser do tipo monofásico ou trifásico, com uso doméstico ou industrial respectivamente. São constituídos por um estator (parte fixa), um rotor (parte móvel). Este modelo é um motor trifásico.
Instrumento utilizado no Laboratório de Química no contexto das práticas pedagógicas. Trata-se de um espectrofotómetro, um aparelho de análise que permite seleccionar o comprimento de onda da radiação adequado à análise de um determinado componente, medir a intensidade do feixe emergente que corresponde a um determinado feixe incidente e determinar a concentração de uma espécie em solução a partir do gráfico da variação de absorvância (ou transmitância) em função da concentração de várias soluções-padrão.
Equipamento utilizado em contexto pedagógico nas aulas de Biologia. Este equipamento técnico permite, através de um acessório, projectar preparações microscópicas. É caracterizado por apresentar um sistema de condensação da luz, fornecendo uma imagem nítida. A projecção pode ser vertical ou horizontal.
Amperímetro utilizado no Laboratório de Física para fins pedagógicos nas matérias sobre electricidade. O amperímetro é um aparelho que permite medir a intensidade do fluxo da corrente eléctrica que passa pela sessão transversal de um condutor, expressando esse valor em amperes. Para que as medições sejam precisas, o amperímetro tem uma resistência muito pequena comparada às do circuito.
Aparelho para medir oxigénio, instrumento utilizado no Laboratório de Química para fins pedagógicos.
Instrumento utilizado no Laboratório de Física para fins pedagógicos. O calorímetro permite medir as quantidades de calor fornecidas ou recebidas por um corpo através da utilização de um termómetro aplicado a um recipiente isolador.
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