Database

Creator

Thumbnail

Search results

6,535 records were found.

Searching on external databases...
loading
Quadro parietal com a representação de diferentes mamíferos, utilizado em contexto de práticas pedagógicas nas aulas de Biologia. No topo são apresentadas imagens do esqueleto, crânio, dentes e patas de diferentes animais. Em baixo temos representações de várias espécies de mamíferos. A legenda encontra-se em baixo. Os mamíferos constituem uma classe de animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação das crias, e a presença de pêlos ou cabelos. São animais homeotérmicos, (ou seja, de temperatura constante).
Retrato colectivo, de estilo clássico, onde estão representados (da esquerda para a direita): João de Sousa Carvalho, Marcos Portugal, Carlos Seixas (em pé); João Domingos Bontempo (sentado ao centro, foi o primeiro Director do Conservatório) e Duarte Lobo (em pé, à direita). As três figuras à esquerda estão trajadas ao modo do século XVIII, com perucas, casacos bordados e calções justos com meias de seda até ao joelho.
Retrato colectivo, de estilo clássico, onde estão representados (da esquerda para a direita): Gil Vicente (à direita, em pé) de túnica castanha pelo joelho, cintada por um cordão, segurando na mão um pergaminho enrolado; e Almeida Garrett (ao centro, junto à base de uma coluna) que segura na mãos um livro vermelho. Esta figura encontra-se sentada numa cadeira, numa pose formal. Atitude que é reforçada pela forma cuidada da indumentária que traja: calças amarelas; casaco asa-de-grilo verde; camisa com folhos sobre o peito; laço ao pescoço e calça umas luvas brancas. Atrás da coluna, estão representadas mais duas figuras não identificadas: uma está de costas para o observador, veste uma capa castanha por cima de um colete azul claro; calça botas de cavalgar; e à cintura trás um florete de copos de tigela; a segunda figura, retrata um hom...
Quadro parietal com oito imagens relativas à dentição humana. Ao centro, sobre um fundo preto, é representado um corte longitudinal de um dente.
Quadro parietal com oito imagens relativas à dentição humana. Ao centro, sobre um fundo preto, é representado um corte longitudinal de um dente.
Mapa sobre a Europa em 1815, escala 1:4.000.000, Paris, Livraria Delagrave, colorido. Contém três mapas temáticos na margem direita ( subordinados ao seguinte título geral: "Les Principaux Champs de Bataille"): "Italie du Nord", escala 1:2.250.000, 21x27,5cm; "Alemagne du Centre et du Sud", escala 1:2.250.000, 21x21cm; "France du Nord et Belgique", escala 1:2.250.000, 21x21cm.
Mapa de Portugal Continental, coordenado pelo Inspector Escolar Augusto Ladeiro, escala 1/600000, Porto, Porto Editora Lda., colorido. Á direita contém o texto:"Divisão Territorial do país em províncias (sem prejuízo da sua designação regional, nos termos do artigo Nº 27/125 da Lei Nº 2100, de 27/8/959), distritos e concelhos, com indicação numérica das freguesias de cada concelho, de harmonia com o novo Código Administrativo em vigor e bem assim a Área de cada distrito e respectivos concelhos, expressa em quilómetros quadrados, e ainda as distâncias quilométricas entre os concelhos e a Sede do respectivo distrito." Na margem inferior esquerda contém representações, em pequenos rectângulos, com os títulos: "Sinais Convencionais"; "Hidrologia - Águas"; "Gráfico Orográfico"; "Mapa Orográfico". Na margem inferior direita contém representa...
Estudo preparatório de uma grande composição. Em primeiro plano quatro figuras sentadas num cais marítimo, duas mulheres e duas crianças, personagens cujo olhar é já longínquo projectado para um futuro incerto, do qual não está excluído um sentimento de esperança. A atmosfera sentimental é mais melancólica que dramática. O artista aposta de facto na captação dos estados de alma através das máscaras faciais. Como pano de fundo o mar, os barcos e duas figuras trabalhando.
Quadro parietal utilizado para ilustrar as matérias de biologia. Sobre fundo branco está representado ao centro, o aparelho respiratório do corpo humano, em corte. Em baixo são representados, em corte longitudinal, um pulmão, uma traqueira a pormenores de outros elementos que compõem o sistema respiratório humano.
Imagem parietal que serve para ilustrar as matérias de botânica. Representa diferentes tipos de raízes, devidamente legendadas. Este é o órgão da planta que se encontra abaixo da superfície do solo e tem como funções principais servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, nutrientes e outras substâncias minerais como potássio e fósforo. O parietal apresenta imagens das diferentes fases da germinação do feijão, do grão, do ricino, da hera, da cenoura, da dália e do milho. Do lado direito da imagem surge um corte transfersal de uma jovem raiz.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00