Database

Creator

Thumbnail

Search results

8,074 records were found.

Searching on external databases...
loading
Alguns tipos de liquens, seres vivos simples constituidos pela simbiose de um fungo e uma alga ou cianobactéria.
Instrumento utilizado no Laboratório de Física, no contexto das práticas pedagógicas. O cronómetro serve para medir fracções de tempo, geralmente bastante curtas, e com grande precisão. Os dois ponteiros permitem medir simultaneamente segundos e centésimas de segundo.
Fragmentos de arsenopirite, sendo o arsénio um semimetal e pirite um sulfureto de ferro.
Aparelho utilizado em contexto das práticas pedagógicas de física. O fervedor de Franklin serve para demonstrar a ebulição no vácuo. Enche-se o objeto com álcool e agarra-se com firmeza com a mão. Pela ação do calor, o álcool começa a ferver fortemente e sobe para reservatório superior; sente-se então um ligeiro arrefecimento da mão.
A caixa de acessório de óptica para experiências, nas aulas de Física. caixa em madeira rectangular com pege metálica, pintada de preto que fecha por dois ganchos móveis. No interior da caixa encontra-se um conjunto de peças de um sistema óptico terminando num cilindro em vidro opalino cortado em bisel. no tubo tem a referência Carl Zeiz Jena o número de série nº15743. no elemento tubular tem um aro intermédio graduado de 0 a 10.
Bordado elaborado por alunas do antigo curso de Lavores Femininos. Encontra-se emoldurado e representa uma floresta com alguns animais, nomeadamente uma ave e uma borboleta.
Bordado elaborado por alunas do antigo curso de Lavores Femininos. Encontra-se emoldurado e representa vários produtos, embarcações e construções típicas da zona algarvia.
Comprida ampola de vidro, fechada na base por um engaste em ferro, munido de uma torneira e atravessado por um tubo que termina interiormente num orifício muito estreito. Fazendo o vácuo na ampola e mergulhando em seguida o engaste metálico na água, esta, ao abrir-se a torneira, sobe em repuxo dentro da ampola devido à pressão exterior. É utilizada para evidenciar experiências feitas com a máquina pneumática.
Conjunto de 23 cartolinas, dentro de uma caixa de cartão, com motivos diversos que se destinavam a ser observados através de um espelho cilíndrico, de modo a permitir o fenómeno da reflexão. Os desenhos que se podem observar têm uma aparência extravagante, não se distinguindo neles uma forma concreta. No entanto, quando os mesmos aparecem reflectidos no espelho, a imagem resultante é a representação exacta de algum objecto conhecido. As inversões de forma nos espelhos cilíndricos são chamadas anamorfoses.
Utensílio utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Química. Trata-se de um tubo de vidro, com formato cilindrico interrompido por um círculo na zona superior. Esta palheta encontra-se graduada.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00