Database

Creator

Thumbnail

Search results

41 records were found.

Searching on external databases...
loading
O quadro representa planta desconhecida ( ...... dos trigos?), em doze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica.À esquerda, a toda a altira do quadro, estão representadas duas imagens da planta : raíz, caule e folhas e, na outra imagem, folhas , flor em botão e flor aberta.Em cima, ao centro e à direita, vêem-se 5 imagens da semente em várias fases de germinação. Por baixo, na zona central, vê-se um corte longitudinal do ovário e um corte longitudibal de uma pétala com estame; ao lado, três pormenores dos estames. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) ; no canto inferior direito, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro parietal era destinado a visualização colectiva nas aulas de Biologia. O quadro aptresenta fundo claro e cercadura negra.Ao fundo, à direita, apresenta o nome do autor - Dr E.B. que não foi por nós identificado. Representa, de forma naturalista, vários urodelos e as diferentes fases do seu desenvolvimento.Em primeiro plano, está uma superfície de água muito transparente , deixando ver os urodelos em diversas fases . À esquerda, sobre folhas de plantas, estão alguns ovos. Ao fundo, fora de água, no meio de algumas ervas, encontra-se um urodelo adulto preto e amarelo.
O quadro parietal era destinado a visualização colectiva nas aulas de Biologia. O quadro aptresenta fundo claro e cercadura negra.Não está assinado.Representa, de forma naturalista, seis espécimes de batráquios: sapo, rã, salamandras.Em primeiro plano, há uma superfície de água onde nadam duas salamandras. Ao centro e ao fundo do quadro, sobre uma elevação de terra avermelhada, encontram-se um sapo acastanhad0, uma rã verde, sobre uma folha verde de carvalho e duas salamandras: uma acinzentada e outra com malhas pretas e amarelas.
O quadro representa o «Amor perfeito», em onze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, está representada uma flor, em baixo, vê-se um corte transversal de um ovário, e no canto inferior, vê-se um pormenor do cálice. Ao centro, ocupando toda a altura do quadro está representada a plantacom caule, folhas, flores em botão e aberta. À direita, em cima, está a flor em corte para se ver o óvulo e o pristilo; no canto inferior direito estão representadas seis imagens muito ampliadas do sistema reprodutivo. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) encontra-se à direita; no canto inferior direito, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro parietal era destinado a visualização colectiva nas aulas de Biologia. O quadro apresenta fundo claro e cercadura negra. Representa, de forma naturalista, uma avestruz em corrida, ocupando grande parte do quadro. Em segundo plano, vê-se um cavaleiro em perseguição de tês avestruzes fêmeas também em corrida. Na linha do horizonte, vê-se um céu azul.Os tons predominantes são os castanhos, amarelos, negro, branco e azul. No canto superior esquerdo está impresso o número 5292 ; no canto inferior esquerdo, está impresso o número 18.
O quadro parietal era destinado a visualização colectiva nas aulas de Biologia ( Zoologia). O quadro apresenta fundo claro e cercadura negra. Representa, de forma naturalista, dois castores adultos, de cor ocre, roendo pequenos ramos , junto de um grosso tronco de árvore. Em primeiro plano, encontra-se uma superfície aquática. No canto inferior esquerdo tem impresso na tela o número 11251,5 e, no canto inferior direito, o número 67. Os tons prodominantes são os castanhos, o bege e o ocre .
O quadro parietal era destinado a visualização colectiva nas aulas de Biologia - Zoologia. O quadro apresenta fundo claro e cercadura negra. Representa, de forma naturalista, uma zona de floresta ao pôr-do-sol.Em primeiro plano, estão dois castores por entre uma vegetação. Em segundo plano, vê-se um lago com um castor a nadar e vestígios de represas. À direita na margem estão três castores. a linha do horizonte vemos o pô-do-sol. No canto inferior esquerdo tem o nº 12272, no canto superior esquerdo tem o nº 70. Os tons prodominantes são os castanhos,os verdes, os amarelos.
O quadro representa a «campainha» , em treze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, está representada uma flor aberta com abelha; ao centro, corte tranversal da flor; à direita, ocupando toda a altura do quadro, planta completa, mostrando raíz, caule, folhas e flor; à esquerda, e ao centro, corte longitudinal da flor e vários aspectos da cápsula e das sementes, algumas em corte; em baixo, à esquerda e ao centro, aspectos de corte de tecido muito ampliado e corte transversal do bolbo. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e , ao centro, o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) ; no canto inferior direito, estão impressos o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro representa a planta chamada «candeias», em treze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, está representada, a toda a altura do quadro, a planta completa com raíz, caule, folhas e flores. À direita, em cima, estão três imagens da flor (de perfil, em corte longitudinal e de frente).Por baixo, sete pormenores, muito ampliados, do aparelho reprodutivo e do caule, em cortes longitudinais e transversais No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) ; no canto inferior direito, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro representa o «Cardamomo» em dez imagens coloridas, sore fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, está representada uma vage aberta, deixando ver as sementes e três pormenores das sementes (uma inteira e duas em corte transversal); ao centro, ocupando todo o quadro, vê-se a planta completa, com raíz, caule, folhas e flores, em duas imagens; à direita, em cima, uma pétala; ao centro, por baixo, pormenor de estames e pistilos; ao fundo, à direita, pormenor da planta em crescimento. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) ; no canto inferior direito, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00