Database

Creator

Thumbnail

Search results

33 records were found.

Searching on external databases...
loading
O quadro representa a esponja de água doce. Servia para exemplificações nas aulas de Biologia.É constituído por nove ilustrações a cores , sobre fundo negro. À esquerda, em cima, está representada uma esponja muito ampliada. À direita, espéculos e fibras da esponja; por baixo, ocupando toda a largura do quadro, quatro pormenores d e esponjas inteiras e em corte.
O quadro representa a amêijoa em sete ilustrações a cores , quatro das quais truncadas, sobre fundo negro.Em cima, da esquerda para a direita vêem-se : corte longitudinal da amêijoa; pormenor muito ampliado do aparelho reprodutor e armadura bucal.Por baixo, encontram-se quatro ilustrações , cortadas. Os quadros com os núemros de inventário ME/401857/546 e ME/401857547 constituíam uma só peça, que foi cortada, possivelmente devido à dificuldade em transportar e expor um quadro com tão grandes dimensões.
O quadro representa planta desconhecida ( ...... dos trigos?), em doze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica.À esquerda, a toda a altira do quadro, estão representadas duas imagens da planta : raíz, caule e folhas e, na outra imagem, folhas , flor em botão e flor aberta.Em cima, ao centro e à direita, vêem-se 5 imagens da semente em várias fases de germinação. Por baixo, na zona central, vê-se um corte longitudinal do ovário e um corte longitudibal de uma pétala com estame; ao lado, três pormenores dos estames. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) ; no canto inferior direito, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico.
O quadro representa a medusa em cinco ilustrações a cores , sobre fundo negro. Na parte superior do quadro, ocupando toda a largura, vêem-se duas ilustrações da medusa. À esquerda, estão representadas duas medusas em crescimento; ao lado, um corte transversal do interior da medusa. Supõe-se que o quadro foi mutilado e que a segunda metade constitui um outro quadro inventariado com o número 877.
O quadro representa a minhoca em cinco ilustrações a cores , sobre fundo negro. À esquerda, a toda a altura do quadro vê-se um corte longitudinal do interior do animal. Ao centro, vêem-se pormenores do animal e da cabeça. À direta, em baixo, está representado um corte longitudinal da minhoca.
O quadro representa a medusa em sete ilustrações a cores , sobre fundo negro. Na parte superior do quadro, encontra-se uma medusa truncada. À esquerda, ocupando metade do quadro, estão representadas várias fases da reprodução da medusa; à direita, ao centro, estão representadas as gônadas; ao fundo, à direita, encontra-se um corte longitudinal da medusa, mostrando o seu interior.
O quadro representa a minhoca em seis ilustrações a cores , sobre fundo negro. À esquerda e ao centro, vêem-se duas imagens truncadas do corpo da minhoca, uma representando um corte longitudinal de estrutura interna e outra representando parte do corpo externo ; à direita, em cima, está representado, muito aumentado, o sistema excretor; ao fundo, à esquerda, vê-se um corte transversal do casulo; à direita, ao fundo, está um pormenor das cerdas. Ao fundo, à esquerda, encontra-se o nome dos ilustradores (Jung, Koch & Quentall); à direita, ao fundo, encontra-se o nome e localização da casa editora (Formmann & Morian - Darmstadt - Alemanha).
O quadro representa a lagarta, em 19 ilustrações a cores , sobre fundo negro.Era utilizado para exemplificção nas aulas de Biologia. À esquerda, em cima, vê-se uma lagarta no seu habitat , uma folha verde , na qual estão depositados ovos; ao centro, e à direita, vistas de cima da lagarta , pormenores do aparelho reprodutor e ovos; à direita, o casulo da larva; na parte inferior do quadro, alguns pormenores da lagarta vista por baixo, mostrando o aparelho locomotor e outros pormenores da anatomia interna e externa da lagarta. As imagens estão muito ampliadas, mas não é dada indicação da escala utilizada. À esquerda, em baixo, estão impressos os nomes dos autores : Jung, Koch, Quentell ; à direita, em baixo, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico: Frommann & Morian - Darmstadt.
O quadro representa a hidra em doze ilustrações a cores , sobre fundo negro. À esquerda, a toda a altura do quadro, está uma vista geral da hidra e, à esquerda desta, um pormenor muito aumentado de um tentáculo com «baterias» de nematocistos. Em cima, vêm-se cortes (um longitudinal e um transversal) do tentáculo. Por baixo, ao centro, vê-se o penetrante anidobastos distendiddo e enrolado em espiral. Do lado direito do quadro, vê-se um corte transversal do tentáculo e quatro representações do aparelho reprodutivo da hidra. À esquerda, em baixo, estão impressos os nomes dos autores : Jung, Koch, Quentell ; ao centro, encontra-se o logotipo (três iniciais enlaçadas) ; à direita, em baixo, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico: Frommann & Morian - Darmstadt.
O quadro representa o «Amor perfeito», em onze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, está representada uma flor, em baixo, vê-se um corte transversal de um ovário, e no canto inferior, vê-se um pormenor do cálice. Ao centro, ocupando toda a altura do quadro está representada a plantacom caule, folhas, flores em botão e aberta. À direita, em cima, está a flor em corte para se ver o óvulo e o pristilo; no canto inferior direito estão representadas seis imagens muito ampliadas do sistema reprodutivo. No canto inferior esquerdo, está impresso o nome dos autores e o respectivo logotipo (três iniciais enlaçadas) encontra-se à direita; no canto inferior direito, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00