Database

Creator

Thumbnail

Search results

39 records were found.

Searching on external databases...
loading
Modelo do aparelho digestivo, utilizado como material de apoio às aulas de Biologia. Trata-se de uma base de madeira onde se encontra o modelo, vendo-se os órgãos do aparelho digestivo, legendado em italiano.
O instrumento era usado para realizar experiências nas aulas de Física. É composta por uma agulha magnética na horizontal suspensa pelo centro de gravidade, e aponta sempre para o eixo norte-sul, pois segue a direcção do norte magnético da Terra. Fornece a uma direcção de referência conhecida, que é de grande ajuda na navegação, permitindo a identificação dos pontos cardeais (norte, sul, este e oeste). Uma bússola pode ser usada com um relógio e um sextante para fornecer uma capacidade de navegação bem precisa. Contudo, uma bússola a bordo de uma embarcação não é chamada de bússola, mas sim agulha de marear, ou simplesmente agulha.
Quadro parietal com a representação dos órgãos dos sentidos. Sobre um fundo bege são representadas várias imagens relativas a estes órgãos. Utilizado para ilustrar as matérias de Biologia.
Modelo do aparelho digestivo, utilizado como material de apoio às aulas de Biologia. Trata-se de uma base de madeira onde se encontra o modelo, vendo-se os órgãos do aparelho digestivo, legendado em italiano.
Trata-se de uma preparação osteológica do esqueleto de um coelho. O exemplar servia para apoio visual nas aulas de Ciências da Natureza. É constituído por uma base rectangular de madeira, assente sobre quatro pés também de madeira. Da base, elevam-se dois eixos metálicos que suportam a coluna vertebral do coelho, na qual se articulam todos os restantes ossos. São visíveis na base quatro hastes de menor dimensão que ajudam a suportar os membros anteriores e posteriores do animal. Toda a estrutura óssea está presa por filamentos, barras e molas em metal.
Imagem parietal a cores do aparelho circulatório, utilizado para ilustrar as matérias de Biologia. Constituído por sete imagens onde se apresenta o coração, algumas em corte transversal, e a caixa toráxica.
Imagem parietal a cores do aparelho circulatório, representado esquematicamente sobre uma silhueta desenhada. Utilizado para ilustrar as matérias de Biologia.
Quadro parietal com a representação de processos biológicos para ilustração das matérias de Ciências Naturais. Sobre um fundo negro estão representados três processos biológicos: na zona superior do quadro, as fases da mitose; na zona central, a espermatogénese e a oogénese; na zona inferior encontram-se as fases da meiose.
Quadro parietal para a ilustração das matérias de botânica com a representação sobre um fundo beige de diferentes tipos de raízes. Na parte inferior inscreve-se uma legenda referente às imagens apresentadas.
Quadro parietal para a ilustração das matérias de botânica com a representação sobre um fundo beige de diferentes tipos de folhas. Na parte inferior inscreve-se uma legenda referente às imagens apresentadas, à morfologia vegetal.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00