Database

Creator

Thumbnail

Search results

43 records were found.

Searching on external databases...
loading
O quadro representa dois répteis: em cima, a víbora em sete ilustrações a cores sobre fundo negro e, por baixo, outra cobra, em oito ilustrações. Em cima, à esquerda, encontra-se uma vista da parte superior da cabeça da víbora, deixando ver o V desenhado nas escamas e, por baixo, uma vista do maxilar inferior visto por dentro; ao centro, a víbora enrolada; à direita, aspecto da pele, muito aumentada; por baixo, ao centro, vista lateral da cabeça e vista da estrutura óssea do crânio e, à direita, um dente muito ampliado. Segunda parte do quadro: à esquerda, vista interna do maxilar inferior de uma cobra; à direita, pormenor de maxilar com dentes; ao centro, vista superior da cabeça; à direita, três vértebras da coluna da cobra. Por baixo, a toda a largura do quadro, uma representação da cobra e, ao fundo, à direita, ovos. À esquerda, em...
O quadro representa a abelha (Artrópodes) em dezasseis ilustrações a cores e três desenhos sobre fundo negro. À esquerda , em cima, está a representação do corpo da abelha; ao lado, vêem-se três desenhos da evolução da abelha e à direita dois pormenores das asas. Por baixo, à esquerda, está um pormenor muito aumentado de pêlos e secções de células. Ao centro, ocupando, grande parte do quadro vê-se uma abelha e ao lado a glândula que produz o veneno. Em baixo, ao centro, estão vários pormenores, entre eles, uma larva. Ao lado está a representação do tubo digestivo e o ferrão muito aumentado.
O quadro represento o bolor em catorze imagens a cores, sobre fundo negro. Servia para documentar visualmente as aulas de botânica. Em cima, à esquerda, encontra-se um pormenor muito ampliado das hifas ramificadas e emaranhadas que formam o micélio. Ao centro, muito aumentado, vê-se um pormenor do esporângio; à direita, estão pormenores do esporângio. À esquerda, por baixo, está ilustrado o processo de divisão celular; ao centro e à direita, aspectos muito ampliados da conjunção da reprodução e zigoto com suspensores. O nome dos autores, assim como a casa editora e o local de fabrico não estão visíveis neste quadro, embora faça, indubitavelmente, parte da colecção.
O quadro representa a aranha de cruz em treze ilustrações a cores, sobre fundo negro. Na parte esquerda, do quadro, ocupando toda a metade está representada uma grande teia com duas aranhas. À direita, de cima para baixo, vêem-se a mandíbula e seus detalhes, a perna e a extremidade da perna; mais ao centro, está representado o abdómen, a inserção das pernas e um ovo tudo muito aumentado. À esquerda, em baixo, estão impressos os nomes dos autores: Jung, Koch, Quentell ; ao centro, encontra-se o logótipo (três iniciais enlaçadas) ; à direita, em baixo, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico: Frommann & Morian - Darmstadt.
O quadro representa a amêijoa em seis ilustrações a cores, sobre fundo negro. Em cima, da esquerda para a direita, vêem-se quatro representações da amêijoa na concha vista de frente, de topo e aberta. As imagens não estão completas, visto que o quadro foi cortado ao meio. Na parte inferior do quadro, ocupando toda a superfície, vê-se um corte transversal da estrutura interna da amêijoa. À esquerda, em baixo, estão impressos os nomes dos autores: Jung, Koch, Quentell ; à direita, em baixo, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico: Frommann & Morian - Darmstadt. Os quadros com os números de inventário ME/401857/546 e ME/401857547 constituíam uma só peça, que foi cortada, possivelmente devido à dificuldade em transportar e expor um quadro com tão grandes dimensões
O quadro representa a sanguessuga em onze ilustrações a cores, sobre fundo negro. À esquerda, ocupando toda a altura do quadro vêem-se dois cortes longitudinais da sanguessuga. Ao centro, vêem-se um corte longitudinal do interior, mostrando os diversos sistemas, boca e partes de tecido. À direita, estão representados vários pormenores e cortes do organismo do animal. À esquerda, em baixo, estão impressos os nomes dos autores: Jung, Koch, Quentell ; ao centro, encontra-se o logótipo (três iniciais enlaçadas); à direita, em baixo, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico: Frommann & Morian - Darmstadt.
O quadro representa a organização interna das esponjas em seis ilustrações a cores sobre fundo negro e pensa-se que é a continuação do quadro n.º 524. Estão representadas secções muito ampliadas do organismo interno das esponjas e do tecido celular. À esquerda, em baixo, estão impressos os nomes dos autores: Jung, Koch, Quentell; à direita, em baixo, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico: Frommann & Morian - Darmstadt.
O quadro representa a morfologia externa da lagosta em onze ilustrações a cores , sobre fundo negro. À esquerda, em cima, vê-se um pormenor do aparelho bocal muito ampliado; ao centro, está representada uma pata e, por baixo, uma lagosta no seu aspecto natural. À direita, está representada a cauda. À esquerda, em baixo, muito ampliado um pormenor do olho da lagosta e, por baixo, uma vista da armadura bocal. Na parte central, estão represntados: a cauda com ovulação e um corte do dorso do animal. À direita, vê-se um pormenor da vista lateral da cauda. À esquerda, em baixo, estão impressos os nomes dos autores : Jung, Koch, Quentell ; ao centro, encontra-se o logotipo (três iniciais enlaçadas) ; à direita, em baixo, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico: Frommann & Morian - Darmstadt.
O quadro servia para ilustrar o estudo de organismos unicelulares nas aulas de Ciências Naturais. Representa a levedura da cerveja em oito ilustrações em tons de ocre, amarelos e castanhos sobre fundo negro. Trata-se de um organismo unicelular cuja reprodução é assexuada e feita pelo processo de gemulação. Aparecem ilustrados vários estágios da reprodução, muito aumentados. À esquerda, em baixo, estão impressos os nomes dos autores: Jung, Koch, Quentell ; à direita, em baixo, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico: Frommann & Morian - Darmstadt.
O quadro representa a ovelha em dezanove ilustrações a cores, sobre fundo negro. À esquerda, em cima, está uma representação lateral da ovelha; ao lado, muito aumentado, está o globo ocular e ao lado deste, a cabeça do carneiro; por baixo, vêem-se aspectos da dentição, da língua e do maxilar inferior. À esquerda, em baixo, estão representados quatro aspectos das patas, secções e pormenores dos ossos. À direita, em baixo está uma vista do maxilar superior. À esquerda, em baixo, estão impressos os nomes dos autores: Jung, Koch, Quentell; ao centro, encontra-se o logótipo (três iniciais enlaçadas mais arredondadas); à direita, em baixo, está impresso o nome da casa editora e o local de fabrico: Frommann & Morian - Darmstadt.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00