Database

Creator

Thumbnail

Search results

53 records were found.

Searching on external databases...
loading
O quadro parietal servia para apoio visual das aulas de Ciências Naturais. Representa, o centeio, sob fundo negro, com oito ilustrações muito detalhadas. À esquerda a espiga do centeio e duas secções representando o caule e folhas, à esquerda estão pormenores da florescência e elementos da reprodução. Em baixo está ilustrada a raiz, caule e uma semente a germinar.
Quadro parietal ilustrado a cores, sobre o Anfioxo, sem título, destinado ao ensino da biologia. No canto inferior esquerdo surge a identificação dos autores, Jung-Koch-Quentell, e no canto inferior direito a designação Lehrmittelverlag Hagemann, Dusseldorf.
Quadro de biologia/botânica, apresentando seis esquemas relativos à morfologia e estrutura dos cogumelos. No plano superior, à direita, observa-se um corte do chapéu do cogumelo evidenciando as lamelas; ao centro, estão representadas as hifas e estruturas reprodutoras; à esquerda, apresentam-se também em corte hifas e estruturas reprodutoras já libertando esporos. No plano intermédio, à esquerda, estão esquematizados três cortes dos cogumelos do pé ao chapéu; à direita, observam-se hifas uninucleadas e septadas em germinação. No plano inferior, ocupando toda a superfície do mapa, estão representados vários cogumelos em diferentes fases de crescimento, implantados no solo. O mapa não é legendado. Em rodapé, à esquerda, registou-se a autoria: Yung-Koch-Quental; à direita, a entidade emissora e a data: Lehrmittelverlag Hagemann, Dusseldor...
Quadro de biologia/botânica, representando a ervilheira. À esquerda, observa-se a ilustração de um caule erecto com desenvolvimento foliar; ao lado, está representada a planta completa, com raiz, caule, folhas e flores, destacando-se as gavinhas e vagens fechadas. À direita, em cima, está representado o corte de uma flor completa evidenciando todas as peças florais constituintes do cálice e da corola; mais abaixo, está representado um esquema de carpelo evidenciando os estames (10) em torno do estilete e estigma. No plano inferior, ao centro, observa-se um esquema da flor evidenciando o número de pétalas e sépalas. À direita, regista-se o esquema de uma vagem aberta com dez ervilhas. O mapa não tem título nem é legendado. Em rodapé, à esquerda, registou-se a autoria: Yung-Koch-Quental; à direita, a entidade emissora e a data: Lehrmitte...
Quadro de biologia/botânica representando diferentes fases do ciclo de vida da alga espirogira, evidenciando estruturas reprodutoras diversificadas. No plano superior, observam-se células da alga efectuando a sua reprodução, observando-se ao centro a formação do zigósporo desde a fase de contacto e formação do tubo de conjugação à passagem do conteúdo da célula dadora para o citoplasma da célula receptora. À direita, evidenciam-se os cloroplastos existentes em cada célula, destacando-se o seu enrolamento helicoidal. Em baixo, estão representadas diferentes estruturas em corte relativas à sua reprodução. O mapa não é legendado. Em rodapé, à esquerda, registou-se a autoria: Yung-Koch-Quental; à direita, a entidade emissora e a data: Lehrmittelverlag Hagemann, Dusseldorf, 1955 - Printed in Germany, 1970. Quadro colorido com fundo verde água.
Mapa de biologia/botânica apresentando oito esquemas em corte longitudinal de estruturas constituintes dos líquenes. No plano superior, ao centro, apresenta-se o corpo do líquen. No plano intermédio, à esquerda, evidenciam-se as hifas e células constituintes da alga, coloridas a verde, contrastando com a componente do fungo, colorida a bege. Á direita, situa-se o carpóforo em corte longitudinal; mais abaixo, e quase ao centro, apresenta-se um corte longitudinal dos conidióforos assinalando a presença de esporos coloridos a castanho; à direita está representada uma hifa não septada evidenciando a presença de células da alga e esporos; No plano inferior, à esquerda, ao centro e à direita apresentam-se três cortes longitudinais do líquen evidenciando diferentes fases evolutivas do seu desenvolvimento. O mapa não é legendado. Em rodapé, à ...
Quadro parietal, sem título, sobre a ténia, a cores, sobre fundo negro, destinado ao ensino da zoologia. No quadro estão inscritas doze figuras representativas da ténia. Nelas podem observar-se: a ténia completa, representando os diferentes segmentos que a constituem, incluindo os que têm estruturas reprodutoras; em duas figuras, estão representadas em corte as estruturas reprodutoras; em três esquemas, o ovo (um da parte exterior e dois do ovo em corte); o ovo e o embrião já desenvolvido fixado no tecido muscular; quatro esquemas representativos do desenvolvimento do embrião da ténia, destacando-se a cabeça com as suas estruturas fixadoras. No canto inferior esquerdo, identificação dos autores, Jung-Koch-Quentell e no canto inferior direito, a inscrição: Lehrmittelverlag Hagemann, Dusseldorf. 1967 - Printed in Germany.
Quadro parietal ilustrado com Mucor Mucedo (bolor branco), a cores sobre fundo negro, destinado ao ensino da botânica. No canto inferior esquerdo, a identificação dos autores, Jung - Koch - Quentell e no canto inferior direito a designação de Lehrmittelverlag Hagemann, Dusseldorf.
Quadro parietal ilustrado com Mucor Mucedo (bolor branco), a cores sobre fundo negro, destinado ao ensino da botânica. No canto inferior esquerdo, a identificação dos autores, Jung - Koch - Quentell e no canto inferior direito a designação de Lehrmittelverlag Hagemann, Dusseldorf.
Quadro parietal com a representação da espirogira, utilizado em contexto de práticas pedagógicas nas aulas de Biologia. A espirogira é um tipo de alga verde, não ramificada, constituida por células rectangulares. Esta alga vive em ambientes de água doce, fundamentalmente em charcos e regatos.Encontra-se representada de forma naturalista no canto inferior esquerdo. Por todo o quadro podemos observar imagens ampliadas e diferentes cortes transversais. Não possui legenda.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00