Database

Creator

Thumbnail

Search results

1,426 records were found.

Searching on external databases...
loading
Acoplamento de disco, instrumento utilizado no Laboratório de Física para a prática pedagógica.
Altímetro em caixa niquelada com escala altimétrica fixa de 0 -3000 metros, utilizado para indicação de altitude de acordo com a variação da pressão atmosférica. Encontra-se no interior de um estojo azul.
Amperímetro utilizado no Laboratório de Física para fins pedagógicos. O amperímetro é um aparelho que permite medir a intensidade do fluxo da corrente eléctrica que passa pela sessão transversal de um condutor, expressando esse valor em amperes. Para que as medições sejam precisas, o amperímetro tem uma resistência muito pequena comparada às do circuito.
Altímetro em caixa niquelada com escala altimétrica fixa de 0 -3000 metros. Indica a altitude de acordo com a variação da pressão atmosférica.
Dispositivo de lâmpadas em série e em paralelo, instrumento utilizado no Laboratório de Física. Base rectangular que suporta um painel vertical que suporta as lâmpadas.
Aparelho de Hope de cor verde acinzentada que consiste num peça metálica cilíndrica, em forma de proveta, tendo dois orifícios laterais, um em cima outro em baixo, pelos quais passam as hastes de dois termómetros. A parte média está cercada por uma manga, também, metálica. Enche-se o interior do cilindro, com água à temperatura normal e coloca-se gelo na manga. Quando a temperatura começa a baixar, por efeito da acção desta mistura, a água, arrefecida e mais densa, "cai" para o fundo do vaso, fazendo descer o termómetro inferior até 4.º C, enquanto o termómetro superior se conserva mais ou menos estacionário. Depois, o termómetro inferior mantém-se na temperatura de 4.º C e o superior baixa. Isto significa que a densidade da água é máxima a 4.º C.
Consiste numa caixa cilíndrica em alumínio, contendo sobre a tampa uma peça metálica rectangular, com seis orifícios onde estão inseridas, verticalmente, hastes de vários materiais como, por exemplo, cobre, alumínio, latão, aço, vidro, etc. As hastes possuem a mesma espessura e o mesmo comprimento. Cobrem-se as hastes com uma camada uniforme de cera branca e enche-se o recipiente de alumínio com água a ferver. A cera das hastes metálicas funde rapidamente, o que não se observa nas outras. Deste modo, podemos comparar a condutividade térmica dos diferentes materiais.
Aparelho de Ingenhousz utilizado no Laboratório de Física para o estudo da condutibilidade térmica. Este aparelho, construído na sua forma tradicional, permite confrontar a condutibilidade térmica de uma dada substância através de barras de igual dimensão postas em contacto numa extremidade com uma fonte de calor (água quente) e na outra com o ar.
Aparelho de Pascal com três vasos de igual secção e diferente forma, utilizado no Laboratório de Física no contexto das actividades pedagógicas.
Aparelho metálico para a determinação do ponto zero de um termómetro, utilizado no Laboratório de Física para a prática pedagógica.
ContactosSecretaria-Geral da Educação e Ciência

Av. 5 de Outubro, 107
1069-018 Lisboa

Tel: 217811600 - ext 11530
E-mail: dsda@sec-geral.mec.pt
HorárioSala de Leitura
De 2ª a 6ª das 9:00 às 17:00

Centro de Informação e Relações Públicas
De 2ª a 6ª das 9:00 às 18:00